Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Granizo e ventania: temporais previstos para sexta devem atingir grande parte do Paraná

05 nov 2025 às 12:01
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Simepar

As chuvas continuam intensas nesta primavera no Paraná. Novos temporais foram registrados nesta quarta-feira (05) e, após uma rápida trégua na quinta-feira (06), a chuva deve retornar com força na sexta-feira (07) e no sábado (08) em várias regiões do Estado, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).


Nesta quarta-feira um sistema de baixa pressão causou rajadas de vento de 91,8km/h às 3h30 em Altônia, e de 82,4km/h às 3h em Guaíra. Até as 11h, o volume de chuva já havia ultrapassado os 30 mm em cidades como Apucarana, Altônia e Guaíra. 


Por conta do alto volume de chuvas desde o fim de semana, além de Cianorte, Santa Helena e Campo Mourão, que já haviam superado a média histórica de chuva para o mês nos dois primeiros dias, outras duas estações meteorológicas do Simepar atingiram a média de chuva para novembro: em Cândido de Abreu o acumulado médio de chuva em novembro é de 125 mm, e em novembro de 2025 até o momento já choveu 155 mm, e em Ubiratã a média é de 104,8 mm, e acumulado em novembro de 2025 até o momento foi de 108,6 mm.


As instabilidades desta quarta-feira vão perdendo força ao longo do dia. Na quinta-feira (06) o tempo fica um pouco mais estável, com previsão apenas de chuvas ocasionais e fracas na região Leste, com trovoadas pontuais ao longo da tarde no Noroeste e no Norte. 


Na sexta-feira (07), entretanto, as chuvas voltam com intensidade ao Paraná. O boletim meteorológico do Simepar atualizado nesta quarta-feira em parceria com a Defesa Civil prevê uma área maior em atenção no Oeste, Noroeste, Sudoeste e parte do Norte do Estado. 

Outras notícias

Polícias do Paraná desencadeiam operação com 69 mandados no Litoral

Secretaria estadual da Educação prorroga o prazo final de matrícula para este domingo

Caminhão tomba na BR-376 em Tibagi e motorista morre no local


Tempestades severas entram primeiramente entre o Sudoeste e Oeste no início da tarde, e se espalham para as demais regiões ao longo da tarde e noite. Poderão ocorrer fortes rajadas de vento, precipitação de granizo, muitas descargas elétricas e chuva pontualmente acima dos 50 mm a 60 mm em curto espaço de tempo.


O Simepar segue monitorando a situação e os alertas são enviados para a população pela Defesa Civil. Os alertas vigentes podem ser acessados em https://www.defesacivil.pr.gov.br/alertas-vigentes. Os paranaenses também podem receber no próprio celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na sua região: basta enviar um SMS com o CEP da região para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do cadastro e a partir deste momento a pessoa passa a receber alertas periódicos sobre as situações de maior gravidade no local indicado.


ÚLTIMA CHUVA – De acordo com o mais recente levantamento da Defesa Civil Estadual, da manhã desta quarta-feira (5), foram 16,3 mil telhas distribuídas para seis municípios: Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Cambira, Jandaia do Sul, Pitangueiras e Quinta do Sol. O órgão mantém um estoque com cerca de 100 mil telhas em seu Centro Logístico, em Curitiba, para atender rapidamente as cidades em casos de desastre. Mais 50 mil unidades devem ser adquiridas para reforçar o estoque.


Para garantir o pronto atendimento à população afetada, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou, na segunda-feira, o repasse de R$ 50 milhões do Tesouro Estadual ao Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) para auxílio aos municípios atingidos. O fundo, criado em 2023, já destinou R$ 61,2 milhões a 102 municípios desde sua implantação e também pode ser usado em ações de prevenção e mitigação de riscos.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Presidente de clube de tiro morre após disparo acidental no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Ciclone no RS provoca ventos constantes e rajadas fortes no Paraná nesta quarta-feira

Paraná

Acidente entre três caminhões deixa um motorista morto e fecha a BR-376 em Guaratuba

Paraná

Com alíquota de 1,9% e desconto à vista, Fazenda divulga datas do IPVA 2026

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.