A Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemora neste domingo (4) cinco anos de criação do seu Grupamento de Operações Aéreas (GOA). Atualmente são cinco aeronaves, sendo quatro helicópteros e um avião.
A unidade atua em operações programadas para cumprimento de mandados judiciais. Em cinco anos, 485 contaram com apoio das aeronaves da PCPR. O grupamento aéreo também realizou 213 voos de repressão qualificada, que têm o objetivo de mapear locais onde há maiores índices de criminalidade.
Desde o início da pandemia do coronavírus, o GOA também presta apoio à Casa Militar para realizar o transporte de testes e vacinas contra a Covid-19. Ainda auxilia no transporte de órgãos para transplantes, numa rede de atendimento que hoje é referência internacional.
O delegado Renato Coelho, chefe do grupamento, conta que as aeronaves estão sempre à disposição das forças de segurança e das equipes de Saúde. “Além das operações programadas, a unidade também faz plantões para possíveis atendimentos de ocorrências e estamos à disposição do nascer ao pôr do sol”, disse.
A unidade presta apoio à Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Forças Armadas e Guardas Municipais.
AEN