Paraná

Hospital Regional do Centro-Oeste será unidade escola para estudantes da Unicentro

21 ago 2024 às 19:52

O Governo do Paraná, por meio das secretarias da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), firmou nesta quarta-feira (21) um termo de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) para utilizar o Hospital Regional Centro-Oeste (HRCO), localizado na região central do estado, como hospital-escola. A parceria permitirá que professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em áreas da saúde da Unicentro realizem atividades de ensino, pesquisa e extensão no hospital.


Com duração de 60 meses, o acordo autoriza, entre outros, os estudantes de Medicina a realizarem o internato na unidade, marcando o início dessa etapa para a primeira turma do curso, que teve início em 2019. Alunos de outras áreas da saúde, como Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem, também poderão desenvolver atividades práticas no hospital, que conta com infraestrutura completa, incluindo um bloco pedagógico com auditório, biblioteca e salas de aula.


O secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves, destacou que as tratativas para o convênio foram iniciadas há dois anos, e que a parceria agora intensificada representa um avanço para a região, garantindo uma assistência de qualidade e acolhedora. O Hospital Regional Centro-Oeste, vinculado à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), atende 20 municípios da 5ª Regional de Saúde e se consolidou como referência em cirurgias e no tratamento de Covid-19.


O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, celebrou a formalização da parceria, destacando a importância do hospital na formação dos futuros médicos e profissionais de saúde. Desde 2024, o hospital ampliou sua capacidade para 112 leitos, sendo uma referência para a região em várias especialidades, como cirurgia geral, ortopedia e urologia.


A reunião contou com a presença do vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, do coordenador do curso de Medicina, Abrão Melhem Júnior, e da chefe da Divisão de Relações Acadêmicas com Unidades de Saúde, Kelly Holanda Prezotto.