Paraná

Ideathon Paraná conclui etapa de Curitiba e premia grupos vencedores

26 out 2023 às 09:07

A criatividade foi a marca da segunda etapa do Ideathon Paraná 2023, que aconteceu em Curitiba, desde segunda e até esta quarta-feira (23 a 25). Estudantes das redes de ensino pública e privada participaram da maior maratona de inovação do Paraná apresentando ideias para cidades inteligentes e gestão pública com as seguintes temáticas: saúde, segurança, economia local, educação digital, cultura e serviços públicos.

O Ideathon Paraná é dividido em duas categorias: alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Três equipes de cada categoria foram premiadas.


Na categoria do Ensino Fundamental II, os vencedores desta etapa são do grupo Master QI, com o tema de segurança pública e a ideia de um aplicativo para acionamento de serviços de segurança em casos de calamidades públicas. “Foi muito legal a experiência de participar e melhor ainda a emoção de ganhar. Pensamos em um projeto que pode ajudar as comunidades e acho que conseguimos fazer um bom trabalho em equipe”, afirmou a estudante líder da equipe, Milena Almeida, de 15 anos, do Colégio Estadual Guaíra.


Já no Ensino Médio, os campeões são do grupo Os Smarters, com a proposta de acessibilidade em serviços públicos. “Nossa ideia é de um aplicativo para pessoas com deficiência terem uma forma mais fácil de entrar no mercado de trabalho. Foi muito interessante a experiência de participar da maratona”, explicou o estudante do Sesi Internacional, Felipe Daudt, de 16 anos.


As próximas etapas serão divulgadas em breve no site oficial do Ideathon Paraná 2023. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Agência Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR) e prefeituras.


“O governo estadual está interagindo com jovens para saber as soluções que os nossos estudantes podem ter para ajudar as pessoas. A conectividade, a união dos jovens é o mais importante. Isso cria um ambiente que promove a cultura da inovação, que é pensar diferente, desde cedo”, disse o secretario estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel.