O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) realizam, na próxima quinta-feira (7), um evento na área de tecnologia de informação. O “Segundo Encontro Presencial G.U. BigData.IA” será na sede da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), em Curitiba.
O evento terá como destaque a palestra “De Volta ao Lar: OpenStack e a Revolução da Nuvem Privada”, em que o especialista em computação em nuvem Maicon Wendhausen irá apresentar a ferramenta OpenStack. Ele vai abordar temas como a computação em nuvem, o armazenamento de dados, a gestão de infraestruturas e a eficiência operacional em empresas.
No encontro haverá ainda um debate sobre inteligência artificial e a apresentação de cases de inovação tecnológica.
A abertura ocorrerá com uma apresentação sobre a incubadora do Tecpar, que está com edital aberto para atração de startups ou empresas com base no conhecimento para o ingresso ao programa de incubação. São duas modalidades: residente, no Campus CIC do instituto, e não residente.
O processo de incubação está voltado a empresas que atuem nas seguintes áreas temáticas: saúde, saúde pública e atenção à saúde; bioprodutos; tecnologias para turismo; cidades inteligentes; e sustentabilidade ambiental e energias renováveis.
De acordo com o gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas, Rogério de Oliveira, o Segundo Encontro Presencial G.U. BigData.IA é voltado a profissionais que querem se aprofundar sobre Big Data e Inteligência Artificial e seus usos.
“O foco é, principalmente, nos profissionais que trabalham com Inteligência Artificial, que trabalham com inovação e querem aplicar Inteligência Artificial e o uso de dados em grande volume no desenvolvimento de projetos de inovação e pesquisa de desenvolvimento”, destaca Oliveira.
Mais informações e inscrições AQUI.
CIÊNCIA DE DADOS – Durante o encontro, será lançada a edição de 2024 do congresso Data Science Summit, que ocorrerá em outubro no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento terá como público-alvo profissionais que trabalham com volume de dados, gestores e decisores que precisam entender cenários complexos antes de definir ações operacionais, gestores municipais e profissionais responsáveis por implantar recursos de Indústria 4.0, Smart Cities e Smart Things.