Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Índice de desemprego do Paraná chega a 4,8% em 2023

16 fev 2024 às 14:18
Por:
Roberto Dziura Jr/AEN

O índice de desemprego continua em queda no Paraná e em 2023 a taxa de desocupação ficou em 4,8%, 1,2 ponto percentual a menos que no ano anterior, que era de 6%. É o menor nível para o ano desde 2014, quando o Estado chegou a um índice de 4%, como mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A taxa paranaense também fica bem abaixo da média nacional, que chegou a 7,8% no ano passado. É a quinta melhor do País, atrás de Rondônia (3,2%), Mato Grosso (3,3%), Santa Catarina (3,4%) e Mato Grosso do Sul (4,7%).


Já no trimestre encerrado em dezembro, a taxa de desocupação ficou em 4,7% no Estado, mantendo-se estável em relação ao trimestre anterior, que era de 4,6%. O índice ficou mais baixo na comparação ao quarto trimestre de 2022, quando a taxa de desemprego era de 5,1%. Mais uma vez, o resultado do Paraná é melhor do que a média nacional, que teve um índice de 7,4% nos últimos três meses do ano.


“Os bons índices econômicos do Paraná se refletem no mercado de trabalho, com o IBGE demonstrando mais uma vez que o Estado está em pleno emprego, quando há praticamente mais vagas disponíveis do que gente para trabalhar, o que é um bom problema para se resolver”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.


Segundo a PNAD Contínua, o Estado tem 9,62 milhões de pessoas em idade para trabalhar, com 14 anos ou mais. Dentro deste universo, 6,24 milhões de pessoas compõem a chamada força de trabalho, que são aquelas que estão trabalhando ou procurando emprego. Entre estas, 5,95 milhões de pessoas estão ocupadas, o maior número da história.

Outras notícias

Homem é condenado há 40 anos de prisão por feminicídio e tentativa de homicídio

Ex-prefeito é acusado de improbidade por estudar Medicina enquanto exercia o cargo

Florada das cerejeiras encanta visitantes no Parque do Lago em Guarapuava


O volume de pessoas desocupadas somou 294 mil trabalhadores, que são aqueles que estão fora do mercado de trabalhado, mas buscam por uma ocupação. Já a população fora da força de trabalho, que não está trabalhando nem atrás de emprego, é de 3,37 milhões de pessoas.


CARTEIRA ASSINADA – O Paraná também atingiu, no quarto trimestre de 2023, o maior contingente de empregados no setor privado na série histórica do IBGE, iniciada no primeiro trimestre de 2012. São 3,28 milhões de pessoas, 30 mil a mais que nos três meses anterior e 99 mil a mais se comparado ao quarto trimestre de 2022.


Entre estas, 2,68 milhões têm carteira assinada, 81,7% do total e também o maior número da série histórica. Com esse índice, o Paraná é o terceiro estado com a maior taxa de pessoas em empregos formais no Brasil, com os três estados do Sul liderando a contratação com carteira assinada no setor privado. Em Santa Catarina, o percentual é de 88,2% e no Rio Grande do Sul é 81,9%, enquanto a média nacional é de 73,7%.

O número de trabalhadores no setor público no Paraná chegou a 603 mil pessoas no último trimestre. Já 1,87 milhão de trabalhadores estavam ocupados informalmente no período.


A taxa de subutilização também está em queda, chegando a 10% nos últimos três meses do ano, o menor índice da década. São 644 mil pessoas subutilizadas na força de trabalho ampliada, o que inclui as pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação à força de trabalho ampliada.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Paraná registra queda na circulação do vírus Influenza; estado é vice-líder em vacinação

Paraná
Imagem de destaque

Caminhonete e caminhão colidem na PR-239; helicóptero do SAMU faz resgate urgente

Paraná

Economia em alta: Paraná atinge marca de 1 bilhão de notas fiscais emitidas no 1º semestre

Paraná

Paraná lidera etapas e terá representante na Olimpíada de Inteligência Artificial na China

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Greve dos Correios pode atingir todo o Paraná a partir da meia-noite de terça

Cidade
Londrina e região

Motociclista fica gravemente ferido após bater em carro na Avenida das Laranjeiras

Cidade
Londrina e região

Dois homens morrem em grave acidente em Rolândia; um passageiro sobreviveu

Política
Brasil

Deputados exibem bandeira de Trump em homenagem a Bolsonaro e são demovidos por líder

Brasil e mundo
Brasil

Caso Nicolly: vítima teria recebido mensagem de aviso antes do crime: "o moleque quer te matar"

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 20 | Superação e empreendedorismo | Lucas Olivetti

Podcast Pod Tah | EP 20 | Nutrição, Saúde e Bem-Estar | Guilherme Gorini

Podcast Marketing Interno Cast | EP 2 | A Jornada da Barolio Pizzaria | Mateus Hermeto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.