O Posto de combustível do Carrefour teve quatro bombas lacradas na tarde desta segunda-feira (29): duas por entregar menos combustível que o marcado no visor e duas por vazamento na mangueira.
De acordo com o Promotor Miguel Jorge Sogaiar, do Ministério Público de Londrina, foram recebidas duas denúncias anônimas de que dois postos da cidade estariam entregando menos combustível ao consumidor.
Em vistoria do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), técnicos constataram que no Posto Carrefour o consumidor estava tendo uma perda de 140 ml de combustível em cada 20 litros abastecidos. Esta não é a primeira vez que o Posto do Carrefour é notificado por "bomba baixa". No outro posto denunciado, nenhuma irregularidade foi encontrada.
"Enquanto os erros não forem corrigidos, as bombas não serão liberadas", afirmou Sogaiar. As bombas que não apresentaram problema continuam funcionando normalmente. O IPEM e o MP-PR lavraram um auto de infração contra o estabelecimento e o responsável legal vai responder por crime contra o consumidor e contra a ordem econômica. Em caso de condenação, a pena é de 1 a 5 anos de prisão.
Já o IPEM pode aplicar uma multa, que varia de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão.
A rede Carrefour se manifestou por meio de nota. Segundo a assessoria, a empresa esclarece que realiza testes nos combustíveis comercializados e que as bombas em operação são certificadas e auditadas regularmente. Informaram ainda que seguem à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários.
Atualizada dia 30/04 às 09h36