Paraná

Isolamento social: como a população tem reagido às medidas em vigor

04 mar 2021 às 13:21

O Paraná está com medidas restritivas desde o dia 27 de março para conter o avanço da pandemia de coronavírus. As atividades não essenciais estão suspensas e os paranaenses podem circular nas ruas apenas até às 20h. 

O isolamento social é a principal ferramente usada em todo mundo para o combate da doença. No estado, mais uma vez foi implantada uma série de medidas mais duras de combate ao coronavírus. Mas, as saidinhas ainda prevalecem. 

Tem também, quem não possui escolha, e tenta lidar com o momento. 

No Brasil, o dia com maior índice de isolamento neste ano, foi no dia 4 de janeiro, 38% de isolamento. 

No Paraná, o pico de isolamento foi alcançado no último domingo, dia 28 de fevereiro, quando 46,5% dos paranaenses monitorados ficaram em casa. 

Em Cascavel, o índice estava em 25% na última sexta, 48% no domingo. Já na segunda, o isolamento caiu para 30,8%. Os dados são disponibilizados pelo aplicativo Inloco, por meio de tecnologia remota. 

Especialistas apontam que o isolamento social é a melhor forma de conter a circulação do coronavírus, enquanto a vacina não é uma realidade de todos. Além do mais, reduzindo a propagação da doença, o sistema de saúde poderá ser aliviado e tratar com mais agilidade os casos já existentes. 

 No entanto, essa cena ainda se repete, aglomeração e pessoas sem máscara. Enquanto isso, nas unidades de saúde, a situação é crítica. Por isso, é importante entender também o significado real da palavra responsabilidade. Que é a obrigação de responder pelas próprias ações. Por isso, seja consciente.