Paraná

Lote 1 do novo pedágio prevê duplicações, faixas adicionais, viadutos e passarelas nas rodovias

26 ago 2023 às 13:05

O lote arrematado compreende 473 quilômetros de Rodovias Federais e Estaduais, entre a Grande Curitiba, Campos Gerais e Centro-Sul do estado. 


Estão na lista trechos das BRs 277, 373, 376, 476 e das PRs 418, 423 e 427. Segundo o governo, todas as praças de pedágio terão descontos de mais de 21% nas tarifas. 


Em Imbituva, na BR-373, o preço do pedágio vai cair de R$ 13,40 para aproximadamente R$ 8,67. Na Lapa, na BR-476, vai retrair de R$ 15,30 para R$ 9,90. 


Na BR-277 em Irati, a redução vai ser de 34%, caindo de R$ 13,40 para R$ 8,83, e em São Luiz do Purunã vai sair de R$ 9,60 para R$ 7,51.


O grupo Pátria, que venceu o leilão, vai administrar essas rodovias pelos próximos 30 anos. Pelo acordo, a concessionária deverá investir cerca de R$ 7,9 bilhões em obras e R$ 5,2 bilhões em manutenção. 


O contrato prevê a duplicação de 344 quilômetros de estradas e 210 quilômetros com faixas adicionais, além de 86 viadutos, trincheiras e passarelas. O contrato deve ser assinado no dia 29 de dezembro. Ainda não há uma data definida para que as novas tarifas comecem a ser cobradas.


Este foi o primeiro de seis lotes de rodovias que serão leiloados pelo governo do Paraná. O próximo está marcado para 29 de setembro. 


O Lote 2, engloba 605 km de extensão de rodovias de Curitiba ao Litoral, Ponta Grossa a Jaguariaíva, nos Campos Gerais, Jaguariaíva e Cornélio Procópio, na divisa com o estado de são Paulo.


As estradas da Região Oeste estão dentro do Lote 6. O Governo afirmou que pela importância da região, para o escoamento da safra, esta concessão é uma das prioridades. O edital deve ser publicado no começo do ano que vem.


Várias entidades se posicionaram sobre as novas concessões:


A Federação das Indústrias do Paraná classificou como positivo o resultado do leilão pois atende aos anseios do setor produtivo por tarifas justas.


Já a Federação da Agricultura do Estado do Paraná disse que o “lote 1 não terá efeito prático para o escoamento da próxima safra de grãos, já que empresa vencedora assume apenas em janeiro... e que espera que os Governos Federal e Estadual cuidem da manutenção das rodovias, para evitar os dissabores registrados nos últimos anos.


Repórter Fernando Lopes