Uma mãe foi presa na manhã da última terça-feira (29) após uma denúncia feita ao Conselho Tutelar do município de Rio Azul, no Paraná. A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil, que investiga o caso como estupro de vulnerável com consentimento da responsável legal. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil nesta quinta-feira (31).
Na casa onde a adolescente vivia, na área rural de Rio Azul, a Polícia encontrou o homem e a menor morando sozinhos. Ambos admitiram manter relações sexuais, o que caracteriza crime, mesmo com consentimento, devido à idade da jovem.
A mãe foi presa no local de trabalho e resistiu à abordagem policial, sendo contida pelos agentes.
Segundo a investigação, a mulher teria autorizado a união entre o homem e a filha, e, no ano passado, chegou a pedir que a adolescente realizasse um teste de gravidez. Em 2025, ela passou a fornecer anticoncepcionais para a menor, o que, segundo a polícia, demonstra conivência com o relacionamento ilegal.
Apesar do suposto consentimento entre as partes, a legislação brasileira não permite relações sexuais com menores de idade, o ato pode ser classificado como crime de estupro de vulnerável.
A mulher foi detida e poderá ser condenada a até 8 anos de prisão por participação e omissão diante do abuso. O caso segue sob investigação da Delegacia de Polícia Civil de Rio Azul.