Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Londrina e região

Maior doador do país, Paraná celebra mês de conscientização para doação de órgãos

Setembro verde foi instituído como o mês para reforço das ações de conscientização e incentivo à doação
02 set 2024 às 14:58
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) celebra o setembro verde: mês de conscientização e incentivo para a doação de órgãos. O Paraná se mantém como o Estado com maior número de doações por milhão de população (pmp) no País, de acordo com relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). De janeiro a março, o Estado registra 41,6 doações pmp, seguido por Rondônia (40,5 pmp), Santa Catarina (39,4 pmp) e Rio de Janeiro (26,9 pmp). A média nacional é de 19,1 pmp.


Ainda segundo a ABTO, o Paraná também possui a menor taxa de recusa familiar no País, de 25% – 53 dentre as 209 entrevistas realizadas no mesmo período. No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só é realizada após a autorização familiar.


“Todo esse trabalho de salvar vidas por meio das doações e transplantes de órgãos só é possível graças à solidariedade do povo paranaense que, em meio a um momento de dor com a perda de familiares e entes queridos, decide realizar a doação e possibilitar que mais vidas sejam salvas”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.


Os órgãos doados são disponibilizados para pacientes que precisam de transplantes e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).


No Paraná, 3,8 mil pessoas aguardam por um transplante, sendo a maioria por transplantes de rim (2.134 pessoas), seguido por córneas (1.420), fígado (245), coração (41), rim/pâncreas (19), pulmão (10) e pâncreas (2). Mais informações AQUI.

Outras notícias

Mulher é presa em Ponta Grossa por aplicar golpes em idosos com falsas promessas de empréstimos

Furtos e roubos caem 6% no Paraná no 1º semestre; Estado zera assaltos a bancos

Paraná alcança menor índice de homicídios da série histórica no 1º semestre de 2025


Estrutura 


O Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR) é composto pela Central Estadual de Transplantes (CET/PR), localizada em Curitiba, que coordena as atividades de doação e transplantes em todo o Estado, e quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) distribuídas em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.


O SET/PR conta com aproximadamente 700 profissionais, incluindo 23 equipes de transplantes, 16 centros de transplantes de órgãos, 25 centros de córneas, 23 centros musculoesqueléticos, seis centros de válvulas cardíacas, cinco bancos de tecidos e seis laboratórios de histocompatibilidade.


Além disso, o governo estadual disponibiliza infraestrutura aérea e terrestre para o transporte de órgãos, incluindo nove veículos próprios do SET e 12 aeronaves para transporte emergencial. Em 2023, foram realizadas 137 missões aéreas para o transporte de 211 órgãos, e este ano já são 68 missões e 162 órgãos transportados até o momento.


“O processo de doação e transplante é um trabalho cuidadoso e colaborativo que envolve diversos profissionais comprometidos e capacitados, que atuam desde a identificação do potencial doador, diagnóstico de morte encefálica, acolhimento e entrevista da família, organização da distribuição dos órgãos e da logística de transporte dos órgãos do doador até o hospital onde serão realizados os transplantes”, explica a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Juliana Ribeiro Giugni.


Ela ressalta que a equipe do Sistema Estadual de Transplantes não mede esforços para que cada doação seja efetivada, para que aquelas pessoas que aguardam por um transplante tenham uma nova chance de vida. “A todos os profissionais envolvidos, nosso agradecimento e reconhecimento pelo compromisso com a vida”, acrescenta.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Cara de pau: homem é preso por ameaçar ex-mulher na frente da delegacia no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Mãe é presa após permitir que filha de 13 anos se relacionasse com homem de 35 no PR

Paraná

Paraná projeta população até 2050: veja os 10 maiores e menores municípios

Paraná

Caminhão é flagrado na contramão da BR-277 em São Luiz do Purunã e quase provoca tragédia

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Ex-vereador de Londrina, Leonilso Jaqueta morre em acidente de caminhão

Cidade
Londrina e região

Bebê de 1 ano cai de berço em creche e quebra o braço em Londrina; mãe denuncia

Paraná
Paraná

Mãe é presa após permitir que filha de 13 anos se relacionasse com homem de 35 no PR

Cidade
Londrina e região

Bebê de 2 anos atropelada junto com mãe e irmão segue em estado grave

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal entre caminhão e van na BR-369 em Corbélia é identificada

Podcasts

Podcast Pretexto Sonoro | EP 1 | Um debate sobre CLT e PJ | Laurito Lira e Robson Pires

Podcast Café com Edu Granado | EP 23 | Propósito e Conexão Humana | Junior

Podcast Falando de Gestão | EP 21 | Neurofeedback | Dra. Michele Marcondes

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.