Uma médica e uma técnica de enfermagem foram agredidas na tarde de segunda-feira (25) dentro da UPA Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A autora da agressão foi detida pela Guarda Municipal e encaminhada à Delegacia.
Segundo a Prefeitura, a paciente havia recebido atendimento médico e medicação, mas retornou solicitando atestado. Ao ser informada de que aguardaria para ser atendida, partiu para a agressão.
Em nota, o município repudiou a violência e destacou que situações como essa configuram crime.
“A Prefeitura de São José dos Pinhais repudia veementemente qualquer ato de violência contra os profissionais da saúde, que atuam diariamente para garantir atendimento à população. Situações como essa configuram crime, tanto pelo desacato quanto pela agressão”, diz o comunicado.
As servidoras tiveram escoriações leves e foram atendidas por colegas na própria unidade.
Posição do CRM-PR
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) também se manifestou sobre o caso. A entidade anunciou medidas imediatas, incluindo fiscalização em todas as unidades de saúde de São José dos Pinhais.
“O CRM-PR repudia com veemência o ato de violência ocorrido nesta segunda-feira (25), contra uma médica e uma técnica de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento Afonso Pena”, diz a nota.
O órgão informou ainda que o Departamento Jurídico foi acionado para tomar providências contra a agressora e reforçou o compromisso de “não medir esforços no enfrentamento à violência contra médicos e demais profissionais da saúde”.