Paraná

Novo pedágio: deputado propõe retirada de praças na PR-445 e BR-376

23 mar 2021 às 10:27

O deputado estadual Tercilio Turini protocolou nove propostas de obras e ações prioritárias na Região Metropolitana de Londrina para inclusão no novo modelo de concessão de rodovias do Ministério de Infraestrutura. Hoje (dia 22) é o último dia da consulta pública, disponibilizada no site da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).

As principais reivindicações do deputado, que podem impactar na economia regional e no dia a dia da população regional, são: retirada das praças de pedágio da PR-445 (Londrina) e da BR-376 (Califórnia), início imediato da construção do Contorno Norte, inclusão do Contorno Leste na concessão, mudança de local da praça de Jataizinho (BR 369) e implantação de ciclovias no trajeto de Ibiporã a Apucarana.

Essas e outras propostas estão relacionadas aos futuros Lotes 3 e 4, que incluem rodovias da região de Londrina no modelo do governo federal. “O protocolo é o primeiro passo, para oficializar as reivindicações regionais. Agora a comunidade precisa se mobilizar para pressionar o ministério e assegurar as conquistas”, afirma Tercilio Turini.

Ele informa que as questões mais amplas serão encaminhadas pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná, como licitação pelo menor preço de tarifa, leilão sem concessão onerosa, retirada do degrau tarifário de 40% de aumento após as duplicações, implantação imediata do Pedagiômetro para saber quanto as concessionárias arrecadam e revisão contratual periódica, entre outros temas