Paraná

Nuvem de fumaça volta a atingir o Paraná; meteorologista explica melhora momentânea

18 set 2024 às 22:27

A fumaça sobre o Paraná deve voltar com intensidade nos próximos dias. Com a chegada da frente fria no estado, desde a última semana, o céu ficou limpo e a qualidade do ar impactou positivamente. Porém, com a redução das chuvas, os satélites voltaram a registrar a aproximação das particular tóxicas.

 

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a previsão é de que a fumaça ingresse com mais força sobre o estado. O meteorologista, Lizandro Jacóbsen, explica que, mesmo com a previsão de chuva para o fim de semana, entre sexta-feira (20) e sábado (21), a melhora será momentânea. “Nos próximos dias, a fumaça vai ingressar ainda mais no estado e a qualidade do ar vai piorando gradativamente até a chegada de chuva em todas as regiões do país novamente, o que deve ocorrer a partir de sexta-feira e sábado. Essa melhora momentânea é bem-vinda, mas continua todo esse fluxo de fumaça e veremos novamente o céu mais acinzentado e o pôr-do-sol, alaranjado”, disse o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

 

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região Sul do Brasil deverá registrar 70 mm de chuva até a próxima segunda-feira. Com exceção do nordeste do país, todas as regiões deverão registrar chuva até a próxima semana, o que pode diminuir os incêndios e a quantidade de fumaça transportada pelo ar.