O sábado, 27, foi marcado por calor intenso em todas as regiões do Paraná, com temperaturas elevadas desde a Região Metropolitana de Curitiba até o Litoral e o interior do estado. Em alguns municípios, os termômetros ultrapassaram os 38 °C, segundo dados do Simepar e do INMET.
Na capital paranaense, Curitiba, a temperatura máxima chegou a 33,2 °C. No Litoral, Guaratuba registrou 32,1 °C, enquanto Morretes teve um dos maiores índices do dia, com 36,9 °C.
As 10 maiores temperaturas do sábado no Paraná
Dados oficiais apontam que as seguintes cidades registraram as maiores temperaturas do estado neste sábado, algumas delas com as maiores marcas de 2025 até agora:
Guaraqueçaba – 38,6 °C
Cerro Azul – 38,3 °C
Capanema – 37,0 °C
Morretes – 36,9 °C
Telêmaco Borba – 36,9 °C
Antonina – 36,3 °C
Loanda – 36,1 °C
Cidade Gaúcha – 35,7 °C
Paranavaí – 35,6 °C
São Mateus do Sul – 35,3 °C
Estações registram as maiores marcas de 2025
Além do ranking geral, algumas estações meteorológicas registraram, neste sábado, as temperaturas mais altas de 2025 até o momento. Entre elas estão:
Fazenda Rio Grande – 33,5 °C
Jaguariaíva – 33,3 °C
Lapa – 33,5 °C
Pinhais – 34,7 °C
São Mateus do Sul – 35,3 °C
Simepar prevê mudança no tempo no domingo
Segundo o Simepar, o tempo muda neste domingo com o rompimento do bloqueio atmosférico que atuava sobre a região Sudeste do país e parte do Paraná. A mudança provoca aumento da instabilidade em todo o estado, com previsão de pancadas de chuva em todas as regiões.
As chuvas devem ser mais persistentes nas regiões oeste, sudoeste, centro-sul, sul, Campos Gerais, Leste, incluindo o Litoral, e no Norte Pioneiro. Nesses setores, não está descartada a ocorrência de temporais, com acumulados significativos ao longo do dia.
Mesmo com a chegada da chuva, as temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 35 °C e 36 °C no norte do estado, principalmente nas áreas próximas à divisa com São Paulo.