Na tarde desta sexta-feira (1º), a Cadeia Pública de Cianorte promove o encerramento do curso de Informática Básica e Excel, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR) em convênio com a Polícia Penal do Paraná (PPPR). Com duração total de 40 horas, o curso contou com participação de 11 pessoas privadas de liberdade.
Esta iniciativa representa uma valiosa oportunidade para que os apenados possam reduzir sua pena e, ainda, desenvolver habilidades dentro do sistema penitenciário possibilitando a aquisição de uma nova profissão, experiência prática e certificação, preparando-os para o mercado de trabalho ao serem reintegrados à sociedade.
O gestor da unidade, Hermes Nuss, destaca a importância de cursos profissionalizantes no âmbito prisional. “Os cursos cumpriram o objetivo de auxiliar na reintegração social das pessoas privadas de liberdade e de contribuir para reduzir a tensão no ambiente prisional. Além de promover a ressocialização, esses cursos também impactam na remição de pena, conforme a Lei de Execução Penal, que permite a redução de dias de pena com base nas horas de estudo e trabalho realizadas pelos custodiados”, disse.
Os cursos profissionalizantes oferecem aos apenados a chance de adquirir habilidades valiosas que podem mudar suas vidas. “Aprender um ofício proporciona não apenas conhecimento, mas também autoestima e esperança. Além disso, a educação profissional contribui para redução da reincidência ao sistema prisional.
Ao saírem com competências, eles têm maiores chances de não retornar para o crime. Esta é uma iniciativa que reforça o compromisso da Polícia Penal com a educação e capacitação para promover a reintegração social”, ressalta o diretor regional da PPPR em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis.
Além deste curso, outros já foram concluídos recentemente na unidade penal, como Agricultura Orgânica e Primeiros Socorros.