Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Paraná inicia 2025 com 68 transplantes, o maior número dos últimos 14 anos

De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes do Estado (SET), no mês passado houve 44 transplantes de rim, 21 de fígado e um de coração, além de dois duplos – um de pâncreas e rim e outro de fígado e rim
07 fev 2025 às 10:40
Por: Agência Estadual de Notícias
"Eu acredito no sistema", diz transplantado
Foto: Divulgação/ Governo do Estado do Rio de Janeiro

O ano de 2025 mal começou e o Paraná já registrou 68 transplantes de órgãos. Esse é o maior número de procedimentos realizados no mês de janeiro desde 2011, quando contabilizou nove procedimentos. Desde então, a média dos últimos 14 anos foi de 44,14 para esse período.


De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes do Estado (SET), no mês passado houve 44 transplantes de rim, 21 de fígado e um de coração, além de dois duplos – um de pâncreas e rim e outro de fígado e rim. Também foram transplantadas 82 córneas. O primeiro realizado em 2025 foi de rim, no dia 1º de janeiro, em Curitiba. O receptor foi um homem de 53 anos.


Os números refletem o compromisso do Governo do Estado com a população, oferecendo uma nova chance de vida aos pacientes em estado crítico, além da manutenção de uma rede eficiente de doação, captação, transporte de órgãos e conscientização.


O Estado conta com uma estrutura robusta para realização dos procedimentos. São 34 equipes transplantadoras de órgãos, 72 equipes transplantadoras de tecidos (córneas, valvas cardíacas, musculoesqueléticos, pele e medula óssea), cinco laboratórios de histocompatibilidade, três laboratórios de sorologia e três bancos de tecidos, sendo dois de tecidos oculares e um de multitecidos (córneas, valvas cardíacas, musculoesquelético e pele).


“Começamos a ter registro efetivo das atividades em 2011 e, desde então, estamos evoluindo. O sucesso dos transplantes depende, acima de tudo, da solidariedade dos doadores e de suas famílias. Cada transplante é um testemunho da generosidade de pessoas que dizem sim à doação. A conversa com os familiares sobre a intenção em ser um doador pode ser decisiva”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Outras notícias

Morre Maria Talarico Massa, mãe do apresentador Ratinho e avó do governador Ratinho Jr.

Missão Paraná: ação integrada desativa porto clandestino usado pelo tráfico na fronteira com o Paraguai

PRF prende em Curitiba homem acusado por homicídio em Minas Gerais


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a eficiência logística foi crucial para o sucesso dos procedimentos. O governo estadual disponibiliza infraestrutura aérea e terrestre para o transporte de órgãos, incluindo 22 veículos próprios do SET e 12 aeronaves para transporte emergencial.


Atualmente, 4.107 pessoas aguardam na fila de espera por um transplante no Paraná, sendo 3.652 ativas e 455 semi-ativas, ou seja, que o receptor potencial está temporariamente inapto para o transplante. A maior demanda é por transplante de rim, com 1.937 pacientes ativos e 268 semi-ativos, seguido por transplante de córneas (1.476 ativos e 107 semi-ativos) e fígado (179 ativos e 70 semi-ativos).


MAIS ESTRUTURA – Em setembro de 2024, o Estado entregou 18 novos veículos para o Sistema Estadual de Transplantes do Estado (SET), maior renovação da frota da história do órgão. Na ocasião também foi anunciada a aquisição de duas aeronaves para a Casa Militar, que ajudam no transporte de órgãos no Estado.


O investimento da Secretaria de Estado da Saúde nos novos veículos foi R$ 1,9 milhão, destinados às quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) do Estado. Nove veículos ficaram em Curitiba, onde está a sede da Central Estadual de Transplantes, e o restante distribuído entre as Organizações de Londrina (Norte), Maringá (Noroeste) e Cascavel (Oeste).


Para a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), Juliana Ribeiro Giugni, o sucesso do resultado se deve ao trabalho e dedicação das equipes envolvidas nesse processo. “Os resultados positivos são mais do que números, representam esperança e nova vida para as pessoas na lista de espera para transplante”, reforça.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Motociclista morre em colisão traseira com carro na BR-116, em Fazenda Rio Grande

Paraná
Imagem de destaque

Batida entre veículos deixa dois mortos na BR-373, em Prudentópolis

Paraná

Paraná registra maior número de casos de cyberbullying no país em 2024

Paraná

Sistema FAEP pede transparência na compra de terras no Oeste do PR pela Itaipu

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Familiares e amigos se despedem de mulher morta em acidente de trânsito na PR-445

Cidade
Paraná

Previsão indica chuva e chegada de frente fria em Londrina após fim de semana quente

Cidade
Cascavel e região

Corpo de jovem desaparecido é encontrado enterrado em mata em Foz do Iguaçu

Cidade
Cascavel e região

Mais de 200 produtores denunciam cerealista por crime milionário de estelionato

Cidade
Londrina e região

Homem envia mensagem para a família e é encontrado morto na zona leste de Londrina

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 17 | Inovação e Segurança em Elevadores | STA Elevadores

Podcast Café com Edu Granado | EP 22 | Empreendedorismo Feminino | Kelly Kris

Podcast Falando de Gestão | EP 20 | Superação e empreendedorismo | Lucas Olivetti

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.