Paraná

Paraná recebe 424 mil doses de vacinas contra Covid; Pfizer fica na capital

02 mai 2021 às 11:34

O Paraná recebe nesta segunda-feira (03) 32.760 doses de vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer, produzida em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech. Outras 391.500 doses da Covishield, da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz também serão entregues ao estado.

Ao todo, 424.260 imunizantes desembarcam no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 8h30.

Os imunizantes somam-se às 14.600 unidades da Coronavac/Butantan que chegaram no sábado (01), totalizando 438.860 doses, referentes ao 16° lote enviado pelo Ministério da Saúde. Em seguida, serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde serão separadas para distribuição às 22 Regionais de Saúde.

Vacinas da Pfizer ficam na capital
Por conta das especificidades técnicas e exigências de armazenamento, que demandam temperaturas muito baixas, as vacinas da Pfizer ficam em Curitiba. Segundo governo do estado, esta é uma orientação da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

As doses da Pfizer serão enviadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná em caixas térmicas em temperaturas entre -25°C e -15°C. Logo que chegarem, serão transferidas para os frezeers de baixa temperatura instalados no Cemepar.

Mais um grupo prioritário
As vacinas da AstraZeneca/Fiocruz vão início à imunização das pessoas com comorbidade, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, grupos preferenciais dentro dos planos nacional e estadual de vacinação. As doses da Coronavac/Butantan têm como foco profissionais da saúde, profissionais da segurança pública e salvamento (além das Forças Armadas).

(com Agência Estadual de Notícias)