As equipes da Copel continuam a trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia em todo o Paraná após um novo temporal que atingiu diversas regiões na tarde desta segunda-feira, dia 30. Com ventos fortes e descargas atmosféricas, o evento climático provocou estragos como a quebra de postes e a queda de árvores sobre a rede, somando-se aos danos provocados pelas intensas chuvas que caíram sobre o Paraná continuamente desde a última sexta, 27.
Mais de mil profissionais da Copel foram mobilizados nos últimos dias para trabalhar no conserto e na reconstrução de parte da rede. Ao longo desta noite e madrugada, eles conseguiram religar cerca de 70% dos consumidores afetados, em comparação com o momento mais crítico de ontem, que ocorreu por volta das 21h, quando 94 mil domicílios estavam sem luz em todo o Estado.
No momento, há 26,1 mil unidades consumidoras desligadas no Paraná e 2,9 mil serviços emergenciais espalhados por todas as regiões - mais de um terço delas nas regiões Oeste e Sudoeste. Cada serviço emergencial representa um ponto diferente da rede elétrica que sofreu um dano e precisa ser verificado e reparado.
Os municípios mais afetados na manhã desta terça, 31, estão espalhados pelas regiões Oeste, Noroeste e Centro-Sul, demonstrando a amplitude do temporal: Cascavel, Campo Mourão, Prudentópolis, União da Vitória, Terra Roxa, Palotina, Nova Cantu e Ortigueira.
ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA – A Copel reitera que, em ocorrências climáticas como esta, é importante o cuidado com a segurança, especialmente em áreas com acúmulo de água. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados. Em situações de risco, o contato deve ser feito também pelo número 0800 51 00 116. A Copel informa que, dependendo do avanço das cheias, poderá desligar a energia por risco de choque elétrico.