Paraná

Paraná será o primeiro da América do Sul a adotar Bonde Urbano Digital no transporte

05 set 2025 às 09:53

O Governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (4) a implantação do Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos que ligará os terminais de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O Estado será o primeiro da América do Sul a adotar oficialmente o sistema.


O veículo tem 30 metros de comprimento, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado e pode atingir até 70 km/h. Ele roda sobre pneus de borracha, guiado por sensores e marcações digitais que substituem os trilhos físicos. O trecho inicial terá aproximadamente 13 quilômetros, em uma região que hoje transporta cerca de 10 mil pessoas por dia.


Fabricado pela CRRC Corporation, na China, o modelo chegou ao Brasil em agosto pelo Porto de Paranaguá. Após a montagem, prevista para setembro, os testes e as primeiras viagens devem começar em novembro. O valor da passagem será de R$ 5,50, mesmo preço do ônibus metropolitano.


Custos e sustentabilidade

Segundo o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, o sistema tem custo três vezes menor do que o VLT e implantação rápida. 


O BUD será movido por baterias de íons de lítio de 600 kWh, com recargas rápidas em estações e autonomia de até 40 quilômetros. O contrato com a fabricante tem validade inicial de 15 meses, podendo ser prorrogado.