Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

PCPR emite mais de 1,3 milhão de Carteiras de Identidade Nacional e bate recorde em 2025

Desse total, cerca de 148 mil emissões foram de forma totalmente online. O Paraná também se destacou por estar entre os primeiros estados do país a adotar o novo modelo em 100% das emissões
03 jan 2026 às 10:51
Por: Agência Estadual de Notícias

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alcançou, em 2025, um novo recorde na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ao longo do ano, foram gerados 1.348.457 documentos, o maior volume já registrado no Estado. Desse total, cerca de 148 mil emissões foram de forma totalmente online. O Paraná também se destacou por estar entre os primeiros estados do país a adotar o novo modelo em 100% das emissões.


O resultado consolida uma tendência de crescimento observada nos últimos anos. Em 2023, a PCPR emitiu 988,9 mil carteiras de identidade. No ano seguinte, o volume chegou a 1.333.649 documentos, mantendo a evolução que culminou no recorde de 2025.


De acordo com o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, os números refletem o reforço no quadro de pessoal dos postos de identificação e o trabalho desenvolvido pelos servidores.


“O marco foi possível graças aos investimentos realizados nos últimos três anos, especialmente na contratação de funcionários terceirizados, além do empenho de papiloscopistas, identificadores e guardas municipais que atuam no atendimento à população”.


O delegado Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação da PCPR, destaca que o aumento da demanda está diretamente ligado às mudanças trazidas pela nova legislação da Carteira de Identidade Nacional.

Outras notícias

Jovem desaparecido é encontrado vivo no Pico Paraná após quatro dias

Seis pessoas morrem após carreta tombar sobre van com 21 ocupantes na BR-116

Tudo o que se sabe sobre o desaparecimento de jovem no Pico Paraná


Com a substituição do Registro Geral (RG) pela CIN, o documento passou a ter validade definida, de dez anos para maiores de idade e de cinco anos para menores, e se tornou necessário para o acesso a diversos serviços e benefícios.


“Até 2032, toda a população brasileira precisará substituir o RG pela Carteira de Identidade Nacional. O Paraná já está preparado para atender essa demanda, com o reforço de pessoal nos postos de identificação e o uso de tecnologia para ampliar e agilizar os atendimentos”, ressalta o delegado.


CIN FÁCIL – Outro fator que contribuiu para o recorde foi a ampliação dos serviços digitais, como a plataforma CIN Fácil. A ferramenta permite tanto o agendamento de atendimento presencial quanto a solicitação totalmente online do documento para cidadãos que já possuem identidade emitida no Paraná.


A iniciativa facilita o acesso, especialmente para moradores de regiões mais afastadas, ao reduzir a necessidade de deslocamentos até os postos de identificação.


Conforme o chefe do Instituto de Identificação, o impacto também é percebido na satisfação da população, que consegue localizar postos próximos de sua residência, realizar agendamentos e receber o documento de forma mais ágil.


NOVA CIN – O novo modelo adota um padrão nacional, eliminando a possibilidade de múltiplas identificações. A medida substitui os antigos registros gerais, que permitiam a emissão de documentos em diferentes estados, cada um com numeração própria.


A principal mudança está na unificação do número do documento, que passa a utilizar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), contribuindo para a segurança dos dados e a prevenção de fraudes.


A Carteira de Identidade Nacional conta com versões física e digital, disponíveis por meio do aplicativo gov.br.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Acidente na BR-277 deixa duas pessoas mortas em Prudentópolis

Paraná
Imagem de destaque

Ratinho Junior comenta ação militar dos EUA contra o governo Maduro

Paraná

IPVA 2026: paranaenses já podem emitir guias com desconto e aproveitar novo valor

Paraná

Número de cirurgias eletivas no Paraná tem salto com regionalização do atendimento

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Homem encontrado morto em veículo na UPA Tancredo Neves é identificado

Cidade
Londrina e região

Homem morre após incendiar a própria residência no distrito da Warta, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Cascavel e região

Homem é encontrado morto dentro de veículo no estacionamento da UPA Tancredo Neves

Brasil e mundo
Mundo

China exige que Estados Unidos soltem Nicolás Maduro e esposa

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.