A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou uma campanha de incentivo à doação de sangue. O lançamento da campanha acontece nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue. O Junho Vermelho é uma iniciativa que objetiva conscientizar a população sobre a importância das doações de sangue.
Durante todo o mês, a PCPR chama a atenção para a importância de ser um doador. Uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas. No Paraná, a rede de controle de coleta, armazenamento e atendimento é feita pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).
HEMEPAR – No Paraná, o Hemepar conta com 23 unidades de coleta, armazenamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% dos leitos SUS. Para manter o estoque adequado do banco de sangue são necessárias muitas doações. O ideal é que cada pessoa doe pelo menos duas vezes ao ano.
Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, num máximo de três doações ao ano.
As doações podem ser feitas através de um agendamento disponibilizado através do site (www.saude.pr.gov.br/doacao).