A Polícia Civil do Paraná (PCPR) incinerou 128,5 quilos de drogas apreendidas em ações realizadas durante o Verão Maior Paraná 2023/24, no Litoral do Estado. Nesta terça-feira (20), aconteceu a segunda incineração com 49,2 quilos de entorpecentes, na primeira foram 79,3 quilos, no dia 16 de janeiro deste ano. A destruição foi realizada em Guaratuba.
Dentre os tipos de drogas destruídos estão estão crack, maconha, cocaína, ecstasy e LSD.
O delegado e coordenador do Verão Maior pela PCPR, Fábio Amaro, destaca que a incineração é importante para que para que não se tenha uma grande quantidade de drogas armazenadas em delegacias e a destruição dos entorpecentes é o passo final para o término do ciclo do processo criminal.
“Realizamos duas incinerações durante o Verão Maior Paraná. Atingimos nossa meta em relação ao período. A ação serve também para não deixar um passivo na unidade e indica a finalização dos processos criminais que estavam em curso em razão das pessoas autuadas por tráfico de drogas”, finaliza Amaro.
O delegado da PCPR Thiago Fachel ressalta que a incineração é prevista em lei.
“A incineração das drogas apreendidas, além de medida obrigatória, nos termos da Lei nº 11.343/06, é uma importante fase no ciclo de combate ao poder de financiamento das organizações criminosas e, consequentemente, na repreensão ao crime, além disso, é importante destacar que a destruição das drogas também está alinhada com as metas estabelecidas pela operação verão deste ano”, finaliza Fachel.
Participaram da incineração representantes das delegacias da PCPR, da Vigilância Sanitária e Ministério Público.
INCINERAÇÃO- A destruição de drogas está prevista na Lei 11.343 de 23 de agosto de 2006 que prescreve normas para a repressão à produção e tráfico de drogas.