Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Cascavel e região

PCPR resgata mil animais e desmonta grande rede de tráfico internacional no Brasil

Nos locais, foram encontrados diversos animais, incluindo cobras, araras, sapos, tartarugas, macacos, axolotes (espécie ameaçada de extinção), lagartos e várias espécies de aves
17 jun 2025 às 16:25
Por: Portal Tarobá

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 16 pessoas em flagrante e resgatou mais de mil animais durante uma operação contra o tráfico internacional de espécies silvestres e exóticas, realizada nesta terça-feira (17). A ação aconteceu simultaneamente em 12 cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.


Com apoio aéreo de um helicóptero da PCPR, os agentes cumpriram 38 mandados de busca e apreensão em residências, clínicas veterinárias e cativeiros. A operação teve como foco a desarticulação de uma organização criminosa envolvida no comércio ilegal de animais em nível nacional e regional.


Nos locais, foram encontrados diversos animais, incluindo cobras, araras, sapos, tartarugas, macacos, axolotes (espécie ameaçada de extinção), lagartos e várias espécies de aves. Animais que não puderem retornar à natureza serão encaminhados a santuários espalhados pelo país.


A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Paraná, das polícias civis dos quatro estados envolvidos, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Água e Terra (IAT), da Prefeitura de Curitiba e de organizações ambientalistas.


As ordens judiciais foram resultado de uma investigação iniciada há dois anos. A PCPR monitorou grupos virtuais que vendiam animais silvestres brasileiros e espécies exóticas de outros países. Segundo o delegado Guilherme Dias, responsável pela investigação, esses grupos reúnem mais de 20 mil membros e comercializam animais em todo o país, tanto no atacado quanto no varejo. Ele informou que agentes se infiltraram nesses grupos e descobriram a dinâmica do comércio, que atualmente ocorre principalmente online, diferente do passado, quando se concentrava em feiras livres.

Outras notícias

Presidente de clube de tiro morre após disparo acidental no Paraná

Ciclone no RS provoca ventos constantes e rajadas fortes no Paraná nesta quarta-feira

Acidente entre três caminhões deixa um motorista morto e fecha a BR-376 em Guaratuba


A investigação revelou que o grupo criminoso era altamente estruturado. Células em São Paulo coordenavam a distribuição nacional, enquanto os núcleos do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais abasteciam as regiões Sul, Sudeste e parte do Nordeste. Para realizar as entregas, os criminosos utilizavam caminhoneiros, serviços postais e até aplicativos de transporte.


Os investigados responderão por tráfico de animais, maus-tratos, falsificação de documentos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa.


A operação é um desdobramento de uma ação realizada em fevereiro de 2024, quando foram apreendidos 390 animais e nove pessoas foram presas. Na ocasião, a PCPR identificou 27 grupos de mensagens usados exclusivamente para o tráfico de animais, além de conexões internacionais com o Paraguai e a Venezuela.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Com alíquota de 1,9% e desconto à vista, Fazenda divulga datas do IPVA 2026

Paraná
Imagem de destaque

IPVA 45% mais barato: Paraná tem quase 2 carros emplacados por minuto em novembro

Paraná

Sul tem previsão de ciclone extratropical de "altíssimo risco", diz Metsul

Paraná

Nota Paraná sorteia prêmio de R$ 1 milhão nesta segunda-feira

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.