Na manhã desta quinta-feira, dia 28 de setembro, a Delegacia de Polícia Federal em Paranaguá/PR deflagrou a operação Cargas Especiais, como foco na repressão ao tráfico internacional de drogas.
O caso teve início com a investigação prévia pela Polícia Federal de uma pessoa suspeita de contaminar, com tabletes de cocaína, contêineres que aguardavam no pátio do Terminal de Contêineres de Paranaguá – TCP embarque para países da Europa.
A ação policial revelou a existência de um grupo criminoso atuando no terminal portuário, mediante repartição de tarefas, em que, primeiramente, a droga ingressava no TCP escondida em veículos de pequeno porte, em seguida era descarregada ao lado do contêiner de interesse e, na sequência, colocada em meio à carga lícita, mediante o rompimento do lacre original e sua substituição por um clonado.
No curso dos trabalhos, dentre outros fatos, foi possível vincular a atuação da quadrilha a uma apreensão de cerca de 68 kg de cocaína no Porto de Sines, em Portugal, em março de 2022.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal após representação da Polícia Federal e manifestação favorável do Ministério Público Federal.
Com as diligências, pretende-se identificar eventuais coautores e partícipes ainda desconhecidos, vincular a atuação do grupo a outras apreensões, bem como fazer cessar a atividade criminosa.
Após a conclusão das análises, o caso será encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para a responsabilização dos envolvidos.