Em uma operação realizada no último domingo (09), a Polícia Militar Ambiental de Telêmaco Borba, com base em denúncias feitas pelo Disque Denúncia 181, localizou sete pássaros nativos mantidos ilegalmente em cativeiro em uma residência. As aves, que pertencem às espécies azulão, trinca ferro, canário da terra e coleirinha, estavam em condições inadequadas, sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.
Durante a abordagem, os policiais também encontraram 68 pedras de substância análoga a crack, totalizando 14 gramas, com o morador da residência. Diante do flagrante, o responsável foi preso por manter animais silvestres em cativeiro sem licença e por tráfico de drogas. O indivíduo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.
Na esfera administrativa, o homem foi autuado pelo crime ambiental, recebendo uma multa de R$ 3.500,00. Já as aves apreendidas foram encaminhadas aos órgãos responsáveis para os devidos cuidados e encaminhamentos legais.