É quase um trabalho de secar gelo: os técnicos da Sercomtel repõem os cabos de telefonia e internet que foram furtados num canto, e em outro há novas ocorrências de furtos. O mês de dezembro sempre é considerado crítico porque esse tipo de ação aumenta e representam 25% das ocorrências do ano todo.
Desde o último fim de semana foram 14 ocorrências de furtos de cabos de telefonia e internet em 6 bairros em regiões diferentes. Isso deixou cerca de 1400 clientes sem o serviço, alguns por até 3 dias por conta das chuvas. Prejuízo pra empresa de quase 30 mil reais e também para o consumidor.
Desde o começo do ano foram furtados quase 17 mil metros de cabos de cobre, prejuízo acumulado que se aproxima a 500 mil reais e que não pode ser repassado ao consumidor. Além disso, a empresa tem gasto com as braçadeiras para tentar inibir as ações.
Entre os locais que registraram problemas, está o bairro Novo Amparo, na zona norte da cidade. Irritados, os moradores prenderam e bateram em um rapaz suspeito de furtar os cabos nesta terça-feira (26). A Polícia foi chamada e o homem levado ao hospital.
Reportagem: Ticianna Mujalli/Fabio Lainetti