Na manhã de (19), durante fiscalização no km 331 da BR-163, no município de Guaíra, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma das maiores apreensões de drogas da Delegacia da PRF de Guaíra.
Uma combinação composta por um caminhão M.Benz/1938 S, de cor branca, e um semirreboque Noma Sr3e27 Cg, também de cor branca, com placas de Rondonópolis/MT, foi abordada enquanto estacionada em um posto de combustíveis na BR-163.
O veículo, conduzido por um morador de Rio Claro/SP, de 41 anos, transportava uma carga de farelo de milho com nota fiscal emitida em Sidrolândia-MS e destino declarado como Imbituba.
Durante a fiscalização, os policiais notaram um forte odor característico de maconha vindo da carga. Após a abertura da lona e da carroceria, foi encontrada uma grande quantidade de fardos de substância análoga à maconha escondidos em meio ao farelo.
No total, foram apreendidos:
8.194,5 kg de maconha, embalados em fardos e tabletes;
2 fuzis calibre 5.56.
O motorista confessou que carregou a droga em Naviraí-MS durante a madrugada e levaria o ilícito até Curitiba-PR.
Diante dos fatos, o motorista foi preso em flagrante pelos crimes de:
Tráfico de drogas (Art. 33 da Lei nº 11.343/2006): pena de 5 a 15 anos de reclusão e multa;
Tráfico internacional de armas de fogo (Art. 18 da Lei nº 10.826/2003): pena de 4 a 8 anos de reclusão e multa.
A ocorrência, junto com os materiais apreendidos, foi encaminhada à Polícia Federal de Guaíra-PR para os procedimentos legais.
A PRF reforça o compromisso com o combate ao crime organizado e à segurança nas rodovias federais, protegendo a sociedade e garantindo a aplicação da lei.