Paraná

Procon-PR monitora voos cancelados por contaminação covid-19 e influenza

11 jan 2022 às 18:13

Após centenas de voos nacionais e internacionais serem cancelados, por conta do aumento de dispensas médicas por covid-19 e influenza, o Procon-PR monitora os cancelamentos e alerta que os consumidores devem ser reembolsados. A tripulação, pilotos e copilotos de algumas companhias aéreas testaram positivo para covid-19 e influenza o que resultou nos cancelamentos de voos. Segundo a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, em nenhum momento os passageiros afetados devem pagar para serem realocados em outros voos.

Em nota a empresa Latam, afirma que cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados pela companhia dentro do Brasil durante todo o mês de janeiro foram cancelados e a companhia tem comunicado os clientes por meio dos seus perfis nas redes sociais, e-mail, SMS e WhatsApp. Outra empresa com voos cancelados, foi Azul que em nota afirmou que mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os Clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária. Caso o consumidor não tenha retorno da empresa, deve solicitar auxílio no Procon-Pr para que seja feito um pedido formal.

Segundo as regras da Anac, em caso de cancelamentos com menos de 72 horas de antecedência, o passageiro tem direito a reembolso integral da passagem aérea ou reacomodação, sem custo, em outro voo, seja da própria companhia ou de outra empresa aérea. A recomendação é que todos que possuam passagens áreas marcadas, confiram com antecedência se os voos não foram cancelados As reclamações podem ser feitas no site consumidor.gov.br.

Com informações da BandNewsFM