O Governo do Estado ampliou o programa Asfalto Novo, Vida Nova para atender municípios de 50 mil a 100 mil habitantes, beneficiando mais 14 cidades paranaenses. A nova etapa foi anunciada nesta segunda-feira (2) pelo governador Ratinho Junior e envolve investimentos adicionais de R$ 580 milhões, o que permitirá a pavimentação de 426 quilômetros de vias urbanas, beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Segundo o governador Ratinho Júnior, o programa é o maior de urbanização viária da América do Sul. Ele afirmou que a ideia é justamente eliminar a poeira e a lama da frente das casas nas áreas urbanas dos municípios do Paraná. Destacou ainda que, além do asfalto, o programa contempla obras para a instalação de galerias pluviais.
Já o deputado estadual Gugu Bueno definiu o programa, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná, como transformador. Ele também destacou a ampliação da iniciativa para municípios com população entre 50 e 100 mil habitantes.
Os 14 municípios beneficiados nesta nova etapa são: Cambé, Campo Mourão, Castro, Cianorte, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Irati, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Rolândia, Sarandi, Telêmaco Borba e União da Vitória. A delimitação foi feita com base nos indicadores do Censo 2010 do IBGE, o que permitiu contemplar também cidades que apresentaram crescimento demográfico acentuado nos últimos anos.
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, afirmou que, a partir do momento em que o governador sinalizou o projeto, a prefeitura começou a preparar os projetos necessários, já que os recursos já estão disponíveis.
Os projetos foram elaborados a partir de um diagnóstico atualizado sobre as carências de pavimentação na malha urbana apresentado pelas prefeituras, o que permitiu que a equipe técnica da Secid dimensionasse o total de quilômetros a serem asfaltados em cada localidade, chegando ao cálculo de 426 novos quilômetros de pavimentos.
Desde o lançamento do Asfalto Novo, Vida Nova, o programa já abrangia outros 363 municípios com menos de 50 mil habitantes, também de acordo com dados do Censo 2010. Entre obras concluídas, em andamento ou convênios firmados, estas localidades já receberam aproximadamente R$ 1,6 bilhão em repasses diretos do tesouro estadual no âmbito do programa.