Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Programa Nota Paraná reforça canais de fiscalização sobre documentos fiscais cancelados

22 fev 2024 às 16:25
Por: Agência Estadual de Notícias
Gabriely Smek/Sefa-pR

Um levantamento realizado pelo Programa Nota Paraná, vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda, em colaboração com a Receita Estadual, revelou que quase meio milhão de notas fiscais são canceladas todos os meses por fornecedores de mercadorias ou serviços no Estado. Em geral, as notas são canceladas quando há erro de cálculo, tributos, data ou preenchimento. Mas é preciso que o consumidor e as empresas prestem atenção para as regras.


O cancelamento é permitido apenas quando ocorre antes do fato gerador de imposto, ou seja, antes da circulação da mercadoria. Mesmo nestes casos, a nota fiscal de consumidor (NFC-e) só pode ser cancelada em até 30 minutos contados a partir da sua emissão e autorização. Nos casos em que um produto é devolvido, o comerciante deve emitir nota fiscal de devolução, sem cancelamento da nota original da venda.


Quando o cancelamento é irregular deve ser denunciado pelos consumidores. Entre outros fatores, a prática resulta em prejuízos para os contribuintes, que ficam sem receber créditos do imposto pago na compra e os bilhetes referentes à transação para concorrer aos prêmios mensais do Nota Paraná. O cancelamento de notas fiscais de mercadorias que já circularam pode acarretar em auto de infração e, eventualmente, penalidades por parte do Fisco.


Entre janeiro e novembro de 2023, uma média de 492.160 notas fiscais foram canceladas por mês no Paraná. Julho registrou o maior volume de cancelamentos: 552.979 documentos fiscais. Em média, o Estado observa a emissão de 85 milhões de notas fiscais com CPF ou doadas para entidades sociais todos os meses.


“É alto o número de notas fiscais canceladas pelos fornecedores. O consumidor deve ficar atento a essa situação, consultando no sistema do Nota Paraná se há notas fiscais canceladas vinculadas ao seu CPF. Se houver suspeita de alguma irregularidade, o consumidor pode abrir uma denúncia”, afirma Marta Gambini, coordenadora do Nota Paraná.

Outras notícias

Paraná investiga mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol

Homem furta hóstias consagradas em Guarapuava; veja o vídeo

Paraná investiga primeira suspeita de intoxicação por metanol no estado


COMO FAZER – Para verificar a existência de notas fiscais canceladas, os consumidores podem acessar o site do Nota Paraná com seu CPF e senha, e clicar na aba ‘Minha Notas’. Na parte inferior esquerda, é possível selecionar a opção ‘Exibir documentos rejeitados ou cancelados’. As notas fiscais canceladas são sinalizadas com a expressão ‘(C)’ ao lado do número do documento.


Contribuintes participantes do Nota Paraná podem fazer denúncias por meio do site ou do aplicativo disponível para Android e iOS. A opção “Denunciar Loja” pode ser acionada por consumidores que constatarem a ausência de uma nota fiscal em seu extrato do programa, mesmo após terem solicitado o CPF na compra, ou em caso de cancelamentos irregulares.


Tanto os estabelecimentos que não emitem a nota fiscal quanto aqueles que não a transmitem para a Receita Estadual estão sujeitos a multa de R$ 1.350, independentemente do valor da compra. Marta ressalta que o fornecedor não é punido pelo Fisco sem uma prova inequívoca da infração. “Quando há dúvida, prevalece a suposição da lisura”, explica a coordenadora do programa.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Três municípios do Paraná realizam novas eleições neste domingo

Paraná
Imagem de destaque

Homem acusado de manter enteada de 22 anos em cárcere privado vira réu

Paraná

Paraná amplia dispensa de alvarás e licenças para 975 atividades econômicas

Paraná

Com alta de 9,1%, Paraná se consolida como destino mais visitado da região Sul

Mais Lidas

Tarobá Cidade
Londrina e região

Parque Arthur Thomas reabre com veículos elétricos e novas atrações

Cidade
Londrina e região

Prefeitura vistoria antigo Ginásio Malucelli e busca solução para risco de colapso

Cidade
Londrina e região

CNH sem autoescola? Empresária de Londrina teme custos e proposta divide opiniões

Cidade
Londrina e região

Confusão e dívidas: Moradores cobram transparência de síndica no Allegro Village

Cidade
Londrina e região

Jovem se esconde e aciona a Polícia durante invasão a casa no Jardim Sabará

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 4 | Tudo Sobre Reprodução Assistida | Dra. Lauriane Schmidt

Podcast PodGuest | EP 14 | Arquitetura com Karina Marques e Eloysa Harumi

Podcast Eleva+ Cast | EP 23 | Inovação em Elevadores | Fábio Aranha

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.