A rede particular de ensino já começou a volta às aulas esta semana em Londrina. Em todo Paraná a previsão é 90% de adesão por parte dos alunos.
A diretora de um dos colégios de Curitiba avalia que o retorno será em um ambiente seguro. Um levantamento feito pela equipe demonstrou que a grande maioria dos estudantes recebeu a primeira dose.
“Não exigimos a questão da vacinação, porém, somos a favor porque desde o momento que essas crianças estão sendo vacinadas, percebemos que o número de infectados, diminuiu bastante”, afirma Ana Cláudia Alexandrini.
As medidas de segurança adotadas são mantidas desde o ano passado como totens de álcool em gel, uso obrigatório de máscara para funcionários, estudantes e professores, higienização constante, além do distanciamento entre os alunos e lavagem das mãos.
O Conselho Nacional de Educação autoriza o retorno presencial, restante a modalidade híbrida apenas para os casos de extrema necessidade como eventual infecção pela Covid-19 ou determinação de órgãos, municipais, estaduais ou federais.
Atualmente as escolas têm autonomia para decidir o início do ano letivo. O calendário deste ano ainda está sujeito a sofre eventuais alterações. Isso vai depender das necessidades sanitárias, bem como dos eventos previstos para este ano como as eleições e Copa do Mundo, por exemplo.