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Renovado, PDE terá inscrições abertas para professores em 2022

05 nov 2021 às 16:52
Por: Agência Estadual de Notícias

Em 2022, os professores da rede estadual de ensino poderão participar do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), que está passando por um processo de reformulação. A nova proposta está a caminho da Assembleia Legislativa do Paraná e prevê alterações na Lei Complementar 130/2010, passando por itens do edital e por um novo projeto pedagógico. A previsão de lançamento do edital e abertura das inscrições é fevereiro de 2022.

As mudanças propostas consistem em um modelo a distância, sem afastamento das atividades laborais e com carga horária reduzida, mantendo a duração total do programa em dois anos.

A reformulação é fundamentada nos princípios educacionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), em documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular e os referenciais curriculares, além das legislações vigentes, tendo em vista as necessidades da educação pública paranaense.

PDE - É um programa de formação continuada destinado a professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) que se encontram no nível II, classe 8 a 11, da tabela de vencimentos do plano de carreira. Ele consiste em atividades teórico-práticas orientadas e no diálogo entre os professores do ensino superior e os da educação básica.

O objetivo do programa é proporcionar aos professores da rede subsídios metodológicos para que aprimorem sua prática em sala de aula. Os docentes desenvolvem projetos educacionais e, então, têm a oportunidade de aplicá-los na escola. No caso de servidores da Seed-PR ou dos Núcleos Regionais de Educação, é possível aplicar o projeto dentro do seu próprio setor, desde que seja direcionado à gestão e formação de professores, ou na escola, fora do seu horário de trabalho, caso o projeto seja direcionado aos alunos.

Histórico - Desde a primeira edição, em 2007, participaram do PDE mais de 15 mil professores. Foram produzidos quase 30 mil materiais que estão disponíveis para uso da rede estadual de ensino como complemento e apoio para atividades pedagógicas.


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