Trinta e oito servidores da Secretaria estadual da Saúde se formaram nesta sexta-feira (6) em um curso sobre técnicas de mapeamento e melhorias de processos, com foco no aprimoramento e estruturação de todo fluxo de trabalho da pasta. A especialização recebeu investimento de cerca de R$ 122 mil e ocorreu de forma presencial, com carga de 380 horas/aula.
Denominado Especialização em Modelagem de Processos Aplicados à Saúde Pública, o curso foi ofertado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP).
“Seguindo determinação do governador Ratinho Junior, a Sesa vem investindo cada vez mais em projetos e especializações que impactam e agilizam o serviço de saúde prestado à população”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. “São ações e ferramentas que permitem um olhar mais antenado, priorizando a melhoria da qualidade de vida de todos os usuários do Sistema Único da Saúde”.
Segundo a diretora de Contratualização e Regulação (DCR) da Sesa, Lilimar Mori, por meio da capacitação será possível obter uma melhor percepção de riscos e controles, além de otimizar os recursos aplicados à saúde. “São profissionais que a partir de agora estão muito mais preparados e qualificados para atuar na melhoria dos serviços de saúde ofertados à toda população”, disse.
De acordo com a formanda e coordenadora de Contratualização de Cuidados em Saúde da Sesa, Raquel Mazetti Castro, os aprendizados do curso já estão sendo implementados na rotina de trabalho de todo setor.