Diante do aumento no número de casos da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) publicou, na segunda-feira (21), uma nova resolução sobre o uso de máscaras.
O documento recomenda o uso do item de proteção em todo o estado, por pessoas com sintomas respiratórios gripais, imunocomprometidas, não vacinadas contra a Covid ou com esquema vacinal incompleto, idosos, gestantes e puérperas sem comorbidades.
Fica também recomendado o uso da máscara em espaços fechados, de acesso coletivo, onde o distanciamento físico entre pessoas não possa ser assegurado, por funionários e visitantes de asilos e para todos aqueles que adentrarem estabelecimentos de Assistência à Saúde.
A resolução obriga a utilização de máscaras por pessoas com suspeita ou confirmação da doença e profissionais da saúde em contato com esses pacientes.
A Sesa ainda ressalta que caberá aos órgãos públicos e à iniciativa privada as providências necessárias para o efetivo cumprimento das medidas estabelecidas nesta Resolução. Informa também que o descumprimento das determinações gera penalidades dos agentes infratores.