Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Soluções da Celepar agilizam gestão ambiental e melhoram trâmites para os empreendedores

29 jun 2021 às 18:39
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Jonathan Campos/AEN -

As soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade e que dão suporte à gestão ambiental estão entre as principais novidades desenvolvidas pela Celepar para melhorar os serviços prestados pelo Estado. A empresa encerra junho, o Mês do Meio Ambiente, com destaque às inovações desenvolvidas e disponibilizadas para esta área.

“Acreditamos em um mundo melhor e mais sustentável e, por isso, conectamos o nosso lado humano com a tecnologia para preservar o meio ambiente, seja desenvolvendo soluções ou com ações da própria empresa”, afirma o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Uma das principais soluções tecnológicas foi desenvolvida em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo: o Sistema de Gestão Ambiental. Desde 2014, o SGA recebe constantes evoluções e hoje atua em 12 linhas de licenciamentos ambientais, que englobam mais de mil atividades econômicas.

A mais recente evolução do SGA, também desenvolvida em parceria com o IAT, foi a incorporação ao sistema do licenciamento de hidrelétricas, o que garante mais agilidade aos processos, beneficiando empreendedores e técnicos do órgão com mais facilidade e segurança jurídica.

“O SGA é uma mão na roda para dar celeridade aos processos ambientais. Aos poucos vamos deixando os processos físicos e usando mais a tecnologia a favor dos técnicos e dos requerentes”, diz o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Outras notícias

60 apenados concluem cursos profissionalizantes no Complexo Médico Penal

DER/PR entrega 36 viaturas e 5 cães ao Batalhão de Polícia Rodoviária

BPFRON apreende mais de 11 quilos de maconha em ônibus em Iporã

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch) reconhecem o Paraná como o sexto estado com mais empreendimentos de Pequenas Centrais Hidrelétricas no País, com potencial de galgar mais postos na geração equilibrada, sem ônus ao meio ambiente.

“A energia hidráulica é a forma sustentável mais utilizada para distribuição de eletricidade para a população. A água é uma fonte limpa e renovável, que gera também emprego e renda”, diz o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

O serviço de gestão de licenciamentos de hidrelétricas, incorporado ao SGA, faz a caracterização do pedido, o requerimento de licença e se estende para as fases de análise e deliberação, quando são realizadas as vistorias e os pareceres técnicos.

Nos casos dos empreendimentos considerados de baixo risco, a licença é emitida de maneira automática logo após a conferência dos documentos. Além de atender às questões ambientais, o licenciamento de hidrelétricas busca também incrementar de forma sustentável o desenvolvimento industrial no Estado do Paraná.

MAIS AVANÇOS – Outra iniciativa foi a integração com a DEA (Declaração de Emissões Atmosféricas), que atende as indústrias e tem o objetivo de descomplicar a verificação de empreendimentos que cumprem ou não as condições estabelecidas no licenciamento ambiental.

Este sistema, implementado no ano passado, possibilita a verificação automática de empreendimentos que estão dentro dos padrões e limites estabelecidos nas licenças ambientais, agregando agilidade e confiabilidade às análises dos processos de licenciamento.

Além disso, a Celepar também elaborou o sistema do Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas (CEUC). A solução busca construir um banco de dados oficial do Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Para isso, é feito o cadastramento das Unidades de Conservação (UC) de domínio público e privado, nas esferas municipal, estadual e federal localizadas no estado do Paraná.

O prazo para os munícipios realizarem o cadastro das UCs e de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é até dia 30 de julho. “Todas as áreas devem estar cadastradas, conferidas e validadas ainda neste ano, para serem devidamente contempladas no programa estadual de ICMS Ecológico em 2022”, lembra o diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

O ICMS Ecológico é um instrumento que ajuda as prefeituras e, por consequência, toda a população. Trata-se de política pública que trata do repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam, em seus territórios, Unidades de Conservação ou mananciais para abastecimento de municípios vizinhos. O objetivo é estimular o incremento da área protegida e a melhora na gestão do patrimônio natural no Paraná.

COMPROMISSO – Celebrando o encerramento do mês do meio ambiente, a Celepar propõe mais uma nova ação sustentável em seus compromissos: de agora em diante, a frota de veículos oficiais da empresa, composta por 25 carros, será abastecida somente com biocombustíveis, o que contribui para uma menor poluição e ajuda a preservar o meio ambiente.

Essa ação se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, proposta que, desde a sua promoção em 2015, tem a companhia como incentivadora e promotora na esfera estadual.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende grande quantidade de cocaína em Alto Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Fotos de suspeitos de integrarem milícia de extermínio são divulgadas pela polícia

Paraná

Corpos de casal de idosos e neto são encontrados em rio na cidade de Araucária

Paraná

Itaipu entrega caminhões de coleta seletiva para municípios do Oeste paranaense

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem é morto a tiros por ex-marido de sua atual namorada na zona sul de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Funcionários da UPA onde paciente morreu sem atendimento serão demitidos

Cidade
Cascavel e região

Ônibus da Prefeitura de Quedas do Iguaçu é retido pela PRF na BR-277

Cidade
Londrina e região

Mulher invade motel e afirma ter matado o marido; funcionários ficam assustados

Cidade
Cascavel e região

Câmera registra homicídio em bar no bairro Brasmadeira, em Cascavel

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.