Paraná

Sul tem previsão de ciclone extratropical de "altíssimo risco", diz Metsul

08 dez 2025 às 07:55

A formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria deixam o Sul do Brasil, áreas do Sudeste e do Centro-Oeste em alerta para temporais e muito vento no início da segunda semana de dezembro. 


O desenvolvimento do ciclone extratropical e da frente fria associada a ele ocorre entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2025, entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Sul do Brasil, mas os impactos deste sistema serão sentidos em áreas do centro-sul do Brasil até o dia 11 de dezembro


O processo de formação do ciclone e da frente fria gera muitas áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania nos estados da região Sul do Brasil, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste.


A Climatempo alerta que este ciclone extratropical será de forte intensidade, alcançando valor mínimo de pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa. Quando estiver totalmente organizado, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2035, este ciclone poderá causar rajadas de vento da ordem de 90 a 120 km/h poderão ocorrer em áreas do litoral.


Onde e quando o ciclone extratropical se forma?

A formação do ciclone extratropical e da frente fria se inicia com a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica na tarde e noite da segunda-feira, 8 de dezembro, entre o sul do Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul. 


Na madrugada da terça-feira, 9 de dezembro, o ciclone extratropical se organiza completamente e seu centro se desloca para o oeste do Rio Grande do Sul. No decorrer da terça-feira, 9, o centro do ciclone extratropical se desloca sobre o Rio Grande do Sul, de oeste para leste, atingindo a região da Grande Porto Alegre até a noite.

Por que este ciclone extratropical é considerado de forte intensidade?

Todo ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica. Quanto mais baixa a pressão do ar, mais fortes são os ventos que um ciclone extratropical pode gerar. A pressão atmosférica no centro deste novo ciclone extratropical deve alcançar menos de 1000 hectopascais, o que tecnicamente é considerado uma situação perigosa. 


Baixas pressões atmosféricas próximas ou abaixo de 1000 hectopascais são consideradas de forte intensidade e facilitam o desenvolvimento de nuvens muito carregadas, com potencial para tempestades.

Quais os estados que vão sentir o impacto do ciclone extratropical e da frente fria?

Entre os dias 8 e 11 de dezembro de 2025, todos os estados do Sul do Brasil, estarão sujeitos a chuva fortes, ventos e rajadas fortes a muito fortes. Na Grande Porto Alegre, o risco de temporais por causa do ciclone extratropical já será alto desde a madrugada de terça, 9 de dezembro. 


A pior situação de ventania deve ocorrer durante a quarta-feira, 10 de dezembro. Na região de Florianópolis, os dias 9 e 10 de dezembro serão bastante instáveis, com maior risco de chuva forte e de ventania. Na Grande Curitiba, o tempo também fica instável durante a terça-feira, 9, mas o maior risco de ventania frequente será na quarta-feira, 10 de dezembro.


Na região Sudeste, as áreas que vão sentir influência do deslocamento do ciclone extratropical no Sul do Brasil serão o estado de São Paulo, o centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e a região serrana fluminense, o centro-sul e sudoeste de Minas Gerais, que inclui o Sul de Minas, a Zona da Mata Mineira, a Grande Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro.