Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Suspensos 9 pregões para fornecimento de refeições a unidades penais do Paraná

Haveria possível restrição à participação de empresas que, em tese, poderiam comprovar sua saúde financeira por outros meios previstos na legislação
07 nov 2024 às 09:26
Por: TCE-PR
Foto: AEN

As supostas irregularidades em relação à forma de exigência da qualificação econômico-financeira e à inclusão nos editais de cláusulas que mencionam o item 3.3 do Convênio ICMS 26/03 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) levaram o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a emitir medida cautelar que suspende nove licitações da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR).


O objeto dos pregões da Sesp-PR que foram suspensos é a contratação de empresa especializada para realizar a prestação de serviços continuados de fornecimento de refeições para atender à demanda de unidades penais do Paraná.


A cautelar foi concedida por meio de despacho expedido pelo conselheiro Ivan Bonilha em 1º de novembro. O TCE-PR acatou Representação da Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) formulada pela empresa Bandolin Fornecimento de Refeições Ltda. em face dos editais dos pregões realizados pela Sesp-PR para o fornecimento de refeições às unidades penais de Cascavel  (nº PE-188/24), Curitiba (nº PE-260/24), Francisco Beltrão (nº PE-178/24), Guarapuava (nº PE-126/24), Londrina (nº PE-139/24), Maringá (nº PE-177/24), Pinhais (nº PE-881/24), Ponta Grossa (nº PE-196/24) e Umuarama (nº PE-145/24).


Bonilha explicou, em relação à exigência de qualificação econômico-financeira para habilitação, que a requisição de apresentação exclusiva do balanço patrimonial e seus respectivos índices de liquidez afronta, supostamente, as disposições do artigo 69 da Lei Federal nº 14.133/21. Ele lembrou que, em primeira análise, haveria possível restrição à participação de empresas que, em tese, poderiam comprovar sua saúde financeira por outros meios previstos na legislação; e que, em respeito ao princípio da ampla competitividade, a administração deve ampliar a participação de licitantes, se houver essa viabilidade.


O conselheiro também considerou o indício de irregularidade em relação à exigência de que as empresas beneficiárias do disposto no item 3.3 do Convênio ICMS 26/03 do Confaz devam, de forma expressa e obrigatoriamente, indicar em sua proposta o preço onerado e o preço desonerado, o qual deve ser igual ou menor ao preço do arrematante, discriminando o percentual de desconto relacionado à isenção fiscal.

Outras notícias

Paraná registra queda na circulação do vírus Influenza; estado é vice-líder em vacinação

Caminhonete e caminhão colidem na PR-239; helicóptero do SAMU faz resgate urgente

Economia em alta: Paraná atinge marca de 1 bilhão de notas fiscais emitidas no 1º semestre


O relator destacou que a redação do edital referente a essa exigência leva à interpretação de que está sendo requisitado algo que não existe na norma de referência; justamente porque o item 3.3 não existe no Convênio ICMS 26/03 do Confaz.


O Tribunal citou a Sesp-PR e os responsáveis pela licitação para ciência e cumprimento imediato da cautelar; e para apresentação de justificativas em relação às irregularidades apontadas em até 15 dias. Caso não seja revogada, os efeitos da medida cautelar perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.


O Despacho nº 1751/24 do Gabinete do Conselheiro Ivan Bonilha foi publicado nesta terça-feira (5 de novembro), na edição nº 3.330 do Diário Eletrônico do TCE-PR.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Paraná lidera etapas e terá representante na Olimpíada de Inteligência Artificial na China

Paraná
Imagem de destaque

Criança é atropelada na faixa de pedestres em Maringá; câmeras registraram o acidente

Paraná

Polícia Civil recupera parte de carga roubada e prende indivíduo em Castro

Paraná

GCM e Polícia Civil apreendem 20 kg de maconha em operação no bairro Uvaranas em PG

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Adolescente que estava desaparecida é encontrada no Residencial Vista Bela

Cidade
Cascavel e região

Greve dos Correios pode atingir todo o Paraná a partir da meia-noite de terça

Cidade
Londrina e região

Festa clandestina em Londrina termina com confronto, viatura apedrejada e prisões

Cidade
Londrina e região

Menina de 13 anos desaparece a caminho da igreja em Londrina e família está desesperada

Cidade
Londrina e região

Motociclista fica gravemente ferido após bater em carro na Avenida das Laranjeiras

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 20 | Superação e empreendedorismo | Lucas Olivetti

Podcast Pod Tah | EP 20 | Nutrição, Saúde e Bem-Estar | Guilherme Gorini

Podcast Marketing Interno Cast | EP 2 | A Jornada da Barolio Pizzaria | Mateus Hermeto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.