Todos os locais
Todos os locais
Paraná
Paraná

Suspensos 9 pregões para fornecimento de refeições a unidades penais do Paraná

Haveria possível restrição à participação de empresas que, em tese, poderiam comprovar sua saúde financeira por outros meios previstos na legislação
07 nov 2024 às 09:26
Por: TCE-PR
- Foto: AEN

As supostas irregularidades em relação à forma de exigência da qualificação econômico-financeira e à inclusão nos editais de cláusulas que mencionam o item 3.3 do Convênio ICMS 26/03 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) levaram o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a emitir medida cautelar que suspende nove licitações da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR).


O objeto dos pregões da Sesp-PR que foram suspensos é a contratação de empresa especializada para realizar a prestação de serviços continuados de fornecimento de refeições para atender à demanda de unidades penais do Paraná.


A cautelar foi concedida por meio de despacho expedido pelo conselheiro Ivan Bonilha em 1º de novembro. O TCE-PR acatou Representação da Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) formulada pela empresa Bandolin Fornecimento de Refeições Ltda. em face dos editais dos pregões realizados pela Sesp-PR para o fornecimento de refeições às unidades penais de Cascavel  (nº PE-188/24), Curitiba (nº PE-260/24), Francisco Beltrão (nº PE-178/24), Guarapuava (nº PE-126/24), Londrina (nº PE-139/24), Maringá (nº PE-177/24), Pinhais (nº PE-881/24), Ponta Grossa (nº PE-196/24) e Umuarama (nº PE-145/24).


Bonilha explicou, em relação à exigência de qualificação econômico-financeira para habilitação, que a requisição de apresentação exclusiva do balanço patrimonial e seus respectivos índices de liquidez afronta, supostamente, as disposições do artigo 69 da Lei Federal nº 14.133/21. Ele lembrou que, em primeira análise, haveria possível restrição à participação de empresas que, em tese, poderiam comprovar sua saúde financeira por outros meios previstos na legislação; e que, em respeito ao princípio da ampla competitividade, a administração deve ampliar a participação de licitantes, se houver essa viabilidade.


O conselheiro também considerou o indício de irregularidade em relação à exigência de que as empresas beneficiárias do disposto no item 3.3 do Convênio ICMS 26/03 do Confaz devam, de forma expressa e obrigatoriamente, indicar em sua proposta o preço onerado e o preço desonerado, o qual deve ser igual ou menor ao preço do arrematante, discriminando o percentual de desconto relacionado à isenção fiscal.

Outras notícias

Morte de bailarina com suspeita de meningite bacteriana é investigada em Goioerê

Com 444 toneladas, Paraná foi o segundo estado que mais apreendeu drogas em 2024

Acidente com ambulância do Samu na BR-476 deixa quatro mortos no Paraná


O relator destacou que a redação do edital referente a essa exigência leva à interpretação de que está sendo requisitado algo que não existe na norma de referência; justamente porque o item 3.3 não existe no Convênio ICMS 26/03 do Confaz.


O Tribunal citou a Sesp-PR e os responsáveis pela licitação para ciência e cumprimento imediato da cautelar; e para apresentação de justificativas em relação às irregularidades apontadas em até 15 dias. Caso não seja revogada, os efeitos da medida cautelar perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.


O Despacho nº 1751/24 do Gabinete do Conselheiro Ivan Bonilha foi publicado nesta terça-feira (5 de novembro), na edição nº 3.330 do Diário Eletrônico do TCE-PR.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Acidente grave na BR-476 em Paulo Frontin deixa três mortos e três feridos

Paraná
Imagem de destaque

Operação Natal 2024 da PRF registra 15 mortes em rodovias federais do Paraná

Paraná

Pai faz filhos reféns em Altônia e é morto pela polícia após ameaças

Paraná

Operação Verão: Polícia Rodoviária Estadual registra redução de infrações no Natal

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

'Eu ensinei minha filha a amar um monstro', diz mãe de criança morta com tiro em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de Ayla iria se casar nesta segunda e se mudaria com a filha para o Goiás

Cidade
Londrina e região

'Foi coisa que passou na minha cabeça', diz pai de menina encontrada morta em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Veja momento em que crianças são agredidas na cabeça com roda de ferro em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Confira tudo o que abre e fecha durante o feriado de Natal e Ano Novo em Londrina

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.