Todos os locais
Todos os locais
Paraná
Paraná

Suspensos 9 pregões para fornecimento de refeições a unidades penais do Paraná

Haveria possível restrição à participação de empresas que, em tese, poderiam comprovar sua saúde financeira por outros meios previstos na legislação
07 nov 2024 às 09:26
Por: TCE-PR
- Foto: AEN

As supostas irregularidades em relação à forma de exigência da qualificação econômico-financeira e à inclusão nos editais de cláusulas que mencionam o item 3.3 do Convênio ICMS 26/03 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) levaram o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a emitir medida cautelar que suspende nove licitações da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR).


O objeto dos pregões da Sesp-PR que foram suspensos é a contratação de empresa especializada para realizar a prestação de serviços continuados de fornecimento de refeições para atender à demanda de unidades penais do Paraná.


A cautelar foi concedida por meio de despacho expedido pelo conselheiro Ivan Bonilha em 1º de novembro. O TCE-PR acatou Representação da Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) formulada pela empresa Bandolin Fornecimento de Refeições Ltda. em face dos editais dos pregões realizados pela Sesp-PR para o fornecimento de refeições às unidades penais de Cascavel  (nº PE-188/24), Curitiba (nº PE-260/24), Francisco Beltrão (nº PE-178/24), Guarapuava (nº PE-126/24), Londrina (nº PE-139/24), Maringá (nº PE-177/24), Pinhais (nº PE-881/24), Ponta Grossa (nº PE-196/24) e Umuarama (nº PE-145/24).


Bonilha explicou, em relação à exigência de qualificação econômico-financeira para habilitação, que a requisição de apresentação exclusiva do balanço patrimonial e seus respectivos índices de liquidez afronta, supostamente, as disposições do artigo 69 da Lei Federal nº 14.133/21. Ele lembrou que, em primeira análise, haveria possível restrição à participação de empresas que, em tese, poderiam comprovar sua saúde financeira por outros meios previstos na legislação; e que, em respeito ao princípio da ampla competitividade, a administração deve ampliar a participação de licitantes, se houver essa viabilidade.


O conselheiro também considerou o indício de irregularidade em relação à exigência de que as empresas beneficiárias do disposto no item 3.3 do Convênio ICMS 26/03 do Confaz devam, de forma expressa e obrigatoriamente, indicar em sua proposta o preço onerado e o preço desonerado, o qual deve ser igual ou menor ao preço do arrematante, discriminando o percentual de desconto relacionado à isenção fiscal.

Outras notícias

Estado repassa R$ 6,7 milhões a General Carneiro para recuperar estragos causados por chuvas

Geração de emprego para mulheres cresce 57,5% no Paraná de janeiro a outubro

Itaipu Binacional e Comissão de Ética Pública do Governo Federal promovem simpósio de ética em Foz do Iguaçu


O relator destacou que a redação do edital referente a essa exigência leva à interpretação de que está sendo requisitado algo que não existe na norma de referência; justamente porque o item 3.3 não existe no Convênio ICMS 26/03 do Confaz.


O Tribunal citou a Sesp-PR e os responsáveis pela licitação para ciência e cumprimento imediato da cautelar; e para apresentação de justificativas em relação às irregularidades apontadas em até 15 dias. Caso não seja revogada, os efeitos da medida cautelar perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.


O Despacho nº 1751/24 do Gabinete do Conselheiro Ivan Bonilha foi publicado nesta terça-feira (5 de novembro), na edição nº 3.330 do Diário Eletrônico do TCE-PR.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Compromisso de alfabetização: Paraná é selo ouro e tem 227 cidades no topo da classificação

Paraná
Imagem de destaque

Defesa Civil alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda-feira

Paraná

Caso Isis: vigilante que matou adolescente vai a júri popular

Paraná

Cão Rafiki auxilia Polícia Militar na segurança de Guarapuava

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem é preso após matar esposa e atacar suposto amante da mulher em Londrina

Cidade
Londrina e região

Estádio do Café recebe 2ª edição do Futebol Solidário; evento reúne cantores e jogares

Cidade
Londrina e região

Autor de feminicídio confirma que conversas no celular da esposa motivaram o crime

Cidade
Londrina e região

Cinco salas de cinema serão inauguradas em shopping no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem que morreu em confronto, suspeito de roubar Ozempic era entregador em farmácias

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.