Paraná

Taxa de desocupação cai para 10,1% no Paraná, segundo IBGE

01 dez 2020 às 09:46

A sexta edição da pesquisa PNAD COVID-19 Mensal, divulgada hoje (1) pelo IBGE, mostra que a taxa de desocupação no Paraná caiu em outubro, ficando em 10,1%, uma queda de 9% em relação ao verificado em setembro (11,1%). Dessa forma, a taxa volta praticamente ao mesmo nível aferido na primeira edição da pesquisa divulgada em maio, quando assinalou 10%.

A pesquisa mostra também que o número de desocupados caiu pela terceira vez seguida, totalizando  590 mil em outubro, queda de 61 mil pessoas em relação a setembro (651 mil). Já o número de ocupados teve aumento de 68 mil, saindo de 5,19 milhões em setembro e atingindo a marca de 5,26 milhões em outubro. 

Verificou-se também que o aumento entre os ocupados é acompanhado por um acréscimo no número de ocupações informais. Em outubro, no Paraná, o número de pessoas ocupadas e na informalidade foi de 1,43 milhão, 54 mil a mais que em setembro (1,37 milhão). Trata-se do terceiro aumento consecutivo desde julho, quando o indicador registrava 1,31 milhão de pessoas na informalidade, ou seja, um aumento de 120 mil em três meses.

A PNAD COVID-19 Mensal revela ainda que, em outubro, o número de pessoas não ocupadas que não procuraram trabalho por conta da pandemia ou por falta de trabalho na localidade mas que gostariam de trabalhar na semana anterior foi de 343 mil no Paraná, 54 mil pessoas a menos que em setembro (397 mil).

O total de pessoas ocupadas e afastadas do trabalho registrou a quinta queda consecutiva, ou seja, desde o início dos levantamentos da PNAD COVID-19 Mensal em maio, esse indicador decresceu em todas as cinco edições seguintes, chegando em outubro ao patamar de 226 mil pessoas, 43 mil a menos do que o verificado em setembro (269 mil) e 485 mil a menos do que o registrado em maio (711 mil). Da totalidade das pessoas afastadas em outubro, 43 mil deixaram de receber remuneração.

O mesmo ritmo de queda foi observado no total de pessoas ocupadas e afastadas do trabalho devido ao distanciamento social. Em outubro, no Paraná, esse número ficou em 113 mil pessoas, quinta queda consecutiva em relação a maio, quando foi apurado um montante de 541 mil indivíduos.