Uma parceria entre o Governo do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado vai garantir o repasse de R$ 18 milhões para auxiliar a pesquisa da Universidade Federal do Paraná no desenvolvimento de um uma nova vacina contra a covid-19.
Com o recurso, a Universidade vai conseguir dar continuidade aos testes pré-clínicos da vacina, com a estruturação dos laboratórios onde serão feitas as próximas fases do estudo.
A vacina ainda está na fase pré-clínica com testes em animais. Esses testes são regrados e envolvem toxicidade da vacina. Tais testes estão sujeitos a protocolos, utilizando-se de laboratórios certificados que cumprem uma série de requisitos.
Esses valores repassados pelo TCE serão para o desenvolvimento desses laboratórios com a certificação exigida pela Anvisa, para que pesquisa possa avançar.
O valor é fruto de economias nas despesas do TCE no atual exercício. O repasse será feito ao estado, que vai encaminhar os valores à universidade. A previsão é que o pagamento já ocorra na semana que vem.
Veja mais detalhes no vídeo acima.