O TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) revise as obras previstas nas concessões dos lotes 3 e 6 dos pedágios no Paraná. As mudanças foram recomendadas pelo ministro Walton Alencar Rodrigues, relator do processo no tribunal, que foi acatada pelos membros.
O ministro justifica que as mudanças seriam necessárias para proporcionar a diminuição da tarfia básica de pedágio que será cobrada dos usuários.
Confira os novos valores:
O relatório do ministro traz a previsão da tarifa-base do leilão das praças de pedágio dos dois lotes.
Lote 3
Serão sete praças no lote 3, duas que serão implantadas em Califórnia e Londrina:
PR-323, em Sertaneja - R$ 12,99
BR-376, em Califórnia - R$ 12,39
BR-376, em Ortigueira - R$ 14,09
BR-376, em Imbaú - R$ 14,09
BR-376, em Tibagi - R$ 14,09
BR-376 (Witmarsum) - R$ 13,88
PR-445, em Londrina - R$ 9,77
Os investimentos serão de R$ 11 bilhões. A empresa que vencer a concessão terá que fazer 138 kms de duplicação, 24 kms de faixas adicionais e cinco contornos urbanos em Apucarana, Arapongas, Califórnia e dois em Ponta Grossa. Em um apanhado geral, são 570 quilômetros de extensão.
Lote 6
No lote 6, serão nove praças de pedágio, três delas que ainda serão instaladas em Lindoeste, Ampére e Pato Branco:
BR-163, em Lindoeste - R$ 16,13
BR-277, em Prudentópolis - R$ 14,53
BR-277, em Candói - R$ 13,03
BR-277, em Laranjeiras do Sul - R$ 12,96
BR-277, em Cascavel - R$ 12,88
BR-277, em Céu Azul - R$ 12,93
BR-277, em São Miguel do Iguaçu - R$ 14,85
PR-182, em Ampére - R$ 11,43
PR-280, em Pato Branco - R$ 9,38
Os investimentos totais chegam à casa de R$13 bilhões. O recurso será aplicado nos 662 Kms totais de extensão. Serão duplicados 445 Kms de rodovias e a construção de mais 31 Kms de faixas adicionais, além de dois contornos urbanos.