A última sexta-feira 13 do ano reservou um fenômeno especial para o Hemisfério Sul: uma grande chuva de meteoros que poderá ser vista a olho nu, inclusive no Paraná. Trata-se das Geminídeas, famosas pela luminosidade, cores intensas e pela produção de bólidos, conhecidos como "fireballs". Além de serem reconhecidas como as mais intensas do ano, devem atingir o pico na noite de sexta para sábado (14), por volta das 23h.
A chuva ocorre anualmente entre os dias 2 e 21 de dezembro e deve seu nome à constelação de Gêmeos, onde está localizado o radiante, o ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar. Apesar da grande luminosidade, a Lua cheia pode atrapalhar a visibilidade.
Além disso, a previsão é de chuva para o Paraná nesta sexta, o que também pode atrapalhar a visão, mas especialistas dizem que o fenômeno poderá ser visto a olho nu, sem a necessidade do uso de telescópios ou binóculos.
As dicas para uma melhor experiência são: olhar em direção à constelação de Gêmeos, evitar luminosidade e adaptar os olhos à escuridão (não mexer no celular antes do fenômeno).