O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o alerta de tempestade para laranja em todo o Paraná. O aviso vale até as 15 horas de sábado (28). Para piorar, há ainda um alerta vermelho para Centro Ocidental Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense e Centro-Sul Paranaense, onde as tempestades podem ser ainda piores.
A Defesa Civil do Paraná permanece em alerta máximo, já que em algumas regiões do Estado, principalmente nas margens do Rio Iguaçu, ainda há alagamentos. Segundo o mais recente boletim da Defesa Civil, das 17h10 desta sexta (27), há ainda 9.401 pessoas que permanecem desalojadas e 1060, desabrigadas, no Paraná por causa da chuvarada de outubro.
O alerta laranja, que vale para todo o Estado, prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já o alerta vermelho prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo, além de grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Bem Paraná