Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Vendavais e granizo afetam mais de sete mil pessoas

30 mai 2019 às 11:10
Por: Redação Tarobá News

Mais de sete mil pessoas, de oito municípios paranaenses, foram afetadas pelo temporal no Paraná na madrugada desta quinta-feira (30). Em Guarapuava, na região central, foi registrada a morte de uma criança, de oito meses, devido ao desmoronamento de um muro.

Segundo boletim emitido pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, vendaval, chuva forte e granizo atingiram Curitiba e os municípios de Rio Branco do Sul, Colombo, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais, todos na região metropolitana da capital, além de Guarapuava e de União da Vitória.

“Os municípios continuam enviando informações e é possível que os números aumentem no decorrer do dia”, disse o tenente Marcos Vidal, da assessoria de comunicação da Defesa Civil. Na Grande Curitiba, o município mais atingido foi Rio Branco do Sul, onde a forte queda de granizo danificou 500 residências, afetando 2 mil pessoas. Em Pinhais, 400 residências sofreram danos, afetando 1.600 pessoas.

Segundo o tenente Vidal, neste primeiro momento a Defesa Civil providencia lonas para cobertura das residências atingidas. “Este é o primeiro procedimento em situações como essa. Em seguida, será avaliada a necessidade de ações de suporte”, explicou. Em Curitiba, foram mobilizados 100 profissionais da Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, das Administrações Regionais, da FAS, Educação e Saúde para atender as ocorrências.

ALERTAS – O Simepar e a Defesa Civil enviaram alertas sobre as ocorrências por volta das 2 horas e, novamente, às 6 horas. A meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva explicou que a formação foi rápida e de intensidade inesperada. “Foram pequenos núcleos de temporais dentro de uma grande área de instabilidade que atinge desde o Rio Grande do Sul até o Centro-Sul do Paraná”, disse ela.

Outras notícias

Polícia Civil indicia servidor municipal que registrava ponto e não trabalhava em Ponta Grossa

Cavalo com sede invade pizzaria e surpreende funcionários em Colorado

PF deflagra Operação Duas Rodas contra tráfico internacional de drogas no PR e SC

Em informe publicado no site do Simepar, a meteorologista menciona alguns dados obtidos da rede de monitoramento: Curitiba registrou 11 milímetros de chuva em 15 minutos e rajada de 79 km/h; Guarapuava 30 mm em 15 minutos; Ponta Grossa 28 mm em 45 minutos e rajada de 64 km/h.

A previsão é que a chuva continue nesta quinta-feira e nos próximos dois dias. “Para sexta-feira, a previsão é de temporais na Região Metropolitana de Curitiba e na metade Sul do Paraná”, informa Ana Beatriz.

ENERGIA - As equipes da Copel estão desde o início da manhã nas ruas de Curitiba e região metropolitana para reparar os estragos causados pelos fortes ventos. O Centro de Operações integrado, em Curitiba, também está realizando manobras na rede de energia para isolar o máximo possível os locais com estragos.

Em Curitiba, foram afetadas alternadamente 90.449 unidades consumidoras no total. Às 10:45, estão sem energia apenas 13.226 imóveis. Na região do Centro Cívico um poste foi derrubado em um acidente de trânsito. Profissionais da Copel já estão no local desce cedo.

Já na região metropolitana, São José dos Pinhais está com cerca de 9,5 clientes desligados, Piraquara (cerca de 2,7 mil consumidores desligados) e Quatro Barras (1,2 mil unidades consumidoras desligadas).


Fonte: Aen PR

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Unicentro abre processo seletivo para professores colaboradores; salários chegam a R$ 10,6 mil

Paraná
Imagem de destaque

Há 50 anos, Curitiba ficava toda branca: Simepar explica o fenômeno da neve de 1975

Cidade

Opera Paraná amplia número de cirurgias com integração de hospital em Apucarana

Paraná

Tarifaço de Trump já impacta na produção de empresas madeireiras do Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Corpo encontrado em ribeirão de Florestópolis não é de jovem desaparecido em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Homem ameaça esposa por 'curtida' nas redes sociais e é preso com arma na zona leste

Entretenimento
Brasil

Sertanejo Felipe Silva morre aos 24 anos após sofrer traumatismo craniano

Cidade
Londrina e região

Vídeo mostra amigos acelerando motocicleta com corpo durante velório em Londrina

Tarobá Visita o Paraná
Londrina e região

Sertaneja: Acolhedora, com tradição e futuro promissor no turismo paranaense

Podcasts

Podcast HONPAR + Saúde | EP 4 | Radiologia: Curso, Prática, Mercado

Podcast Café com Edu Granado | EP 21 | Investimento e Planejamento | Estefânia Rezende

Podcast Falando de Gestão | EP 19 | Desenvolvimento de Talentos | Márcio Ruiz

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.