Você sabe o que é carne de onça? Esse é um dos pratos mais tradicionais de Curitiba, tanto que ganhou até um festival. O evento já começou, e vai até o dia 10 de outubro.
O prato é servido a mais de 80 anos em Curitiba, apesar de levar o nome da onça, a carne utilizada é bovina, moída e crua. Ela é servida sobre uma broa úmida e finalizada com cebola, cebolinha, azeite, mostarda escura e temperos.
Os primeiros registros do prato vem dos anos 30, quando um diretor do Britânia, clube de futebol extinto da capital paranaense, preparava a iguaria após as vitórias da equipe. A onça no nome vem de um comentário do goleiro do time na época, o Duia. Segundo documentado, ele disse ao diretor em um dia em que a carne de onça foi servida:
"Pô Cristiano, você só serve essa carne que nem a onça come"
A carne de onça é inspirada em um prato alemão, que é feito da mesma maneira, porém a versão europeia se utiliza da carne de porco como ingrediente principal. A versão brasileira é considerada o único prato típico de Curitiba. Já fazem cinco anos que carne de onça foi declarada como patrimônio cultural da cidade.
O prato é apreciado por tanta gente, que mereceu ganhar o festival. São 30 bares que participam do evento, cada um tem sua carne de onça um toque especial.