O Governo do Estado levou nesta quarta-feira (28) o projeto Rede399 – Pacto pelo futuro: Planejando o Paraná, da Secretaria do Planejamento (SEPL), a Cornélio Procópio, reunindo municípios do Norte e Norte Pioneiro. O encontro promoveu a votação das demandas regionais prioritárias e levou as principais ações da secretaria: o Plano Plurianual (PPA) e os programas Paraná Produtivo (Fase II) e Conecta399.
A reunião, que já foi feita em cinco municípios dos Campos Gerais, reuniu técnicos, lideranças e políticos locais de 19 municípios: Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.
O projeto é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) – Comissão de Orçamento e conta com o apoio das governanças do Programa Paraná Produtivo.
A partir das 53 propostas para a região, levantadas durante a Consulta Pública finalizada em abril pela SEPL, foram consolidadas as alternativas em enquete feita no local, com demandas que vão de Educação à Turismo, passando por outras áreas importantes como Economia e Saúde. As áreas que receberam mais votos dos participantes foram Economia e Emprego, Educação, Saúde e Assistência Social. Em relação à área mais votada, recebeu mais respostas pela priorização a proposta “Atrair novas empresas para a região, gerando emprego e renda”.
O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, ressaltou a importância da participação social nesse processo de definição do orçamento. Ele também lembrou que as ações da pasta visam suprir uma grande exigência sobre realizações, de que “se não está no planejamento é mais difícil se realizar”.