O 5º BPM de Londrina está lançando nesta sexta-feira (22) a terceira edição da Operação Fecha Quartel. Com isso, unidades administrativas da Polícia Militar passaram a reforçar o policiamento ostensivo e preventivo nas áreas urbanas e rurais, eixos comerciais e residenciais nos municípios de Londrina, Cambé, Ibiporã, Jataizinho e Tamarana.
A operação Fecha Quartel III é uma iniciativa do Subcomando-Geral para colocar o máximo de efetivo possível nas ruas, a fim de que os policiais militares de diferentes áreas dos setores administrativo e operacional trabalhem em conjunto no policiamento ostensivo, atendimento de ocorrências, abordagens a pessoas e veículos, fiscalizações de pontos comerciais e bloqueios de trânsito.
A aplicação dos efetivos foi feita criteriosamente por cada unidade operacional, a fim de intensificar a presença nos pontos mais sensíveis indicados pela análise criminal.
Em Londrina, a atuação dos militares será com abordagens a pessoas e veículos, fiscalizações a estabelecimentos comerciais, bloqueios de trânsito em rodovias estaduais e vias urbanas, além de ações nos principais eixos municipais, de acordo com a análise criminal feita pelo Setor de Planejamento da PMPR. A rua Paranaguá é um dos pontos que vai ganhar a presença mais efetiva da PM por conta das diversas reclamações sobre aglomeração e desrespeito à lei seca, além da perturbação do sossego.
Os trabalhos iniciaram-se às 18 horas. Segundo o major Élio Boing, o objetivo é aplicar toda a força nesta operação que emprega mais de 100 policiais e 40 viaturas, além das viaturas que normalmente circulam em Londrina. “O objetivo é reduzir os índices de criminalidade, seja prendendo o infrator ou desestimulando que ele cometa o ato”, explicou.