Uma reorganização do policiamento militar tem ocorrido na região de Londrina e mobilizado autoridades. O Batalhão de Choque pode ser regionalizado para atender toda a região norte do Estado.
De acordo com o comandante da Polícia Militar do Paraná, Coronel Hudson Teixeira, foi criado um Batalhão de Choque em todo estado e toda doutrina será emanada de Curitiba. “Para Londrina, a previsão é que se mantenha a Companhia de Polícia de Choque sob a subordinação do Comando Regional e com aplicação de doutrina de Curitiba. Assim como haverá uma companhia de Choque em Maringá e Cascavel”, explicou.
Ainda segundo o coronel, o processo de reestruturação da região norte já está em andamento para que a Companhia Independente vire Batalhão. ‘Esse ano não podemos fazer isso em razão de restrições legais e orçamentárias, mas para 2022 a gente pretende dar início a esse processo”, disse.
O deputado estadual Tiago Amaral já havia dito em outra ocasião que cidades menores precisam de uma presença mais efetiva do choque para o combate ao crime organizado. “A gente está lutando para que o choque de Londrina se transforme no choque do Norte do Paraná, ou seja, é bem provável que a gente consiga absorver aqui todo o efetivo de choque da região”, disse.