Depois de mais um caso de briga entre alunos viralizar nas redes sociais, desta vez no Colégio Estadual Machado de Assis, na zona leste de Londrina, a Patrulha Escolar garantiu que tem trabalhado na prevenção da violência. Além de atuar na solução do conflito, os policiais informaram que constantemente fazem palestras para orientar os estudantes.
Segundo os policiais, brigas são registrados com frequência nas escolas do município. Nesse último caso, a discussão começou dentro de uma sala de aula e se arrastou até o corredor. O motivo teria sido uma fofoca. Em um vídeo divulgado na internet é possível ver que enquanto alguns alunos tentavam apartar a confusão junto com uma pedagoga, outros filmavam com o celular.
A direção convocou as famílias e também acionou a polícia. “Tudo foi resolvido ali. As partes foram orientadas a procurarem a Delegacia da Polícia Civil posteriormente, caso alguém quisesse representar contra a outra parte”, contou a tenente Yullie Garib, subcomandante da Patrulha Escolar.
O Conselho Tutelar tem acompanhado as situações e explica que o aumento no número de brigas registradas seria uma consequência da pandemia. "Os alunos ficaram muito tempo dentro de casa. Essa falta de contato com outras crianças tem gerado muitos problemas para a gente. Evasão escolar, problemas psicológicos, crianças que não querem sair de casa para socializar”, disse a conselheira Maria Gabriela Molina.
Molina informou que o Conselho planeja, para a semana que vem, uma reunião com os 25 conselheiros tutelares da cidade para discutir meios de atuação junto às famílias.