Presos da Cadeia Pública de Ibiporã trabalharam na pintura das áreas interna e externa da unidade. Uma fábrica doou 427 litros de tinta para a realização do trabalho.
Há pouco menos de um ano, a cadeia passou a ser administrada exclusivamente pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). Esse tipo de trabalho realizado pelos presos faz parte de uma política do Depen, que visa a ressocialização dos detentos, que podem ter o tempo de pena em regime fechado reduzido. A cada três dias trabalhados, ele ganham a redução de um na pena.
A oportunidade é voltada para aqueles que apresentam bom comportamento. “Foram três presos que estão implantados nos canteiros de trabalho, que o Depen oferece e foram eles que fizeram o trabalho de revitalização”, disse o gestor da cadeia, Wesley Vicentino.
A unidade também tem passado por mudanças que visam atender às regras e procedimentos do sistema prisional, e uma delas é o reforço da segurança. No início de 2021 foram instaladas mais 12 câmeras de videomonitoramento e a criação de uma sala de circuito fechado de TV. O investimento foi de aproximadamente R$ 15 mil reais.
Há dois meses, uma empresa de segurança que prestou serviços à unidade doou mais quatro câmeras e uma tv. Também firmaram uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e um médico vai semanalmente à unidade para realizar consultas, evitando a necessidade de deslocamento dos presos e de escolta policial.